in

Estudo aponta que cães farejadores podem detectar sarcomas em humanos

Os sarcomas são cânceres mesenquimais que, muitas vezes, apresentam um comportamento agressivo e a sobrevida do paciente depende em grande parte de uma detecção precoce

Um trabalho publicado na revista Nature, com o título “Proof of concept for the use of trained sniffer dogs to detect osteosarcoma” (Prova de conceito para o uso de cães farejadores treinados para detectar osteossarcoma), apontou que cães podem ser utilizados para detectar assinaturas olfativas específicas com potencial diagnóstico em sarcoma. 

De acordo com o trabalho, os sarcomas são cânceres mesenquimais que, muitas vezes, apresentam um comportamento agressivo e a sobrevida do paciente depende em grande parte de uma detecção precoce. Nos últimos anos, muita atenção tem sido dada ao fato de que pacientes com câncer liberam compostos orgânicos voláteis (VOCs) odoríferos específicos que podem ser detectados eficientemente por cães farejadores devidamente treinados.  

No estudo apresentado, foi avaliado pela primeira vez a capacidade de cães farejadores para detectar culturas de células de osteossarcoma e amostras de pacientes. Um dos dois cães foi treinado com sucesso para discriminar células primárias derivadas de pacientes com osteossarcoma de células-tronco/estromais mesenquimais (MSCs) obtidas de indivíduos saudáveis. Após a fase de treinamento, o cão foi capaz de detectar sinais de odor específicos de osteossarcoma em um painel diferente de seis linhagens de células de osteossarcoma com taxas de sensibilidade e especificidade entre 95 e 100%. 

Clique aqui para continuar a leitura, gratuitamente, em nossa revista on-line.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinários explicam os tipos de técnicas anestésicas para animais de companhia

Pesquisadores visam novas ferramentas de diagnóstico para câncer de mama em cães

Setor pet brasileiro cria 2,83 milhões de empregos e ultrapassa 285 mil empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nestlé purina

Nestlé Purina anuncia investimento e ampliação em fábrica de Ribeirão Preto (SP)

caixa de transporte

Transporte dos felinos para veterinário ou em viagens deve ser seguro e sem estresse para os pets