in

ESTUDO AVALIA EFEITOS DE PROBIÓTICOS NO TRATAMENTO DE SINTOMAS DA CINOMOSE

Pesquisa diz que o apetite e o estado neurológico dos animais melhoraram

Pesquisa diz que o apetite e o estado neurológico dos animais melhoraram

A Cinomose é uma doença contagiosa provocada pelo vírus Canine Distemper Vírus (CDV) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), também conhecida como esgana, e está frequentemente associada a sintomas como febre, inflamação gastrointestinal e respiratória e complicações neurológicas. 

Para perceber que efeitos podem ter os probióticos no tratamento de alguns sintomas associados à doença, um grupo de investigadores integrou os probióticos, além dos fármacos habituais, no tratamento de animais afetados pela doença. 

A única forma de evitar a doença é por meio da vacinação, contudo, nos casos de animais mal imunizados, a única forma de combater o vírus é pelo tratamento dos sintomas causados pela doença, também como forma de limitar as infeções bacterianas secundárias. 

estudo cinomose

Objetivo é ajudar a melhorar os sintomas e o tratamento da diarreia associada à esgana (Foto: reprodução)

Nesse sentido, os autores do estudo procuraram avaliar de que forma que a utilização de probióticos pode ajudar a melhorar os sintomas e o tratamento da diarreia associada à esgana. Para isso estudaram o probiótico Lactobacillus murinus da estirpe LbP2, administrado por via oral, e os seus efeitos sobre sintomas gastrointestinais durante 60 dias de análise em cães afetados pela doença. 

De acordo com os resultados agora conhecidos, a administração do probiótico teve um efeito “positivo significativo no estado dos pacientes” em comparação com animais que receberam um placebo. “Tanto a quantidade de fezes e a sua consistência, como o apetite e o estado neurológico dos animais melhoraram”, indicam os pesquisadores.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conhecimento possibilita cuidados adequados para garantir qualidade de vida

CÃES&GATOS FECHA PARCERIA COM SEMANA DO MÉDICO-VETERINÁRIO, DA UFRRJ