- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Estudo comprova que brincar 15 minutos com um cão alivia o estresse em humanos

Pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Chiang Mai, na Tailândia
Por Equipe Cães&Gatos
Estudo comprova que brincar 15 minutos com um cão alivia o estresse em humanos
Por Equipe Cães&Gatos

Quem já não sabia que separar um tempinho do dia para brincar com nossos cães fazia bem tanto para eles, quanto para nós, não é mesmo? Mas uma nova investigação traz provas mais palpáveis. No estudo, um grupo de estudantes universitários que passaram 15 minutos brincando com um cão relataram sentir-se menos estressados, apresentando uma diminuição da frequência cardíaca e níveis mais baixos de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse.

Além disso, o estudo, conduzido pela Universidade de Chiang Mai, na Tailândia, mostra, ainda, que os benefícios não se limitam apenas aos humanos. Os testes fecais realizados nos cães participantes indicaram uma redução nos níveis de cortisol, observada somente uma semana após a interação com os estudantes.

Participantes do estudo relataram, após contato com cães, uma diminuição de 33,5% no estresse autoavaliado (Foto: reprodução)

Para que a experiência fosse realizada com sucesso, os investigadores recrutaram seis cães, com idades entre os três e os seis anos. O grupo incluía cinco chihuahuas, criados por veterinários, e um cão pastor Shetland, criado por um psicólogo. Nenhum dos cães tinha certificação para terapia e esta foi a primeira vez que participaram em uma intervenção como essa, sem a presença dos seus tutores.

Cerca de 122 alunos da Universidade de Chiang Mai estiveram envolvidos no estudo. Primeiro, os participantes responderam a um questionário para avaliar seus níveis de estresse, aferiram a pressão arterial e a frequência cardíaca, e também forneceram uma amostra de saliva para análise dos níveis de cortisol. Posteriormente, os envolvidos na pesquisa conviveram 15 minutos com um dos cães, podendo interagir livremente – acariciá-lo, brincar, dar guloseimas ou simplesmente observá-lo. Após este período, os estudantes foram novamente submetidos aos testes para avaliar possíveis mudanças nos seus níveis de estresse.

Os dados da pesquisa mostraram uma redução significativa no estresse dos estudantes após a interação com os cães. “Comparando com os níveis registrados antes da experiência, os estudantes reportaram uma diminuição de 33,5% no estresse autoavaliado”, indicaram os investigadores. Ainda, foi possível observar uma melhoria na frequência cardíaca e nos níveis de cortisol.

“Curiosamente, os cães não apresentaram uma alteração imediata nos níveis de cortisol no dia da interação. No entanto, uma semana depois, registrou-se uma redução no cortisol a nível fecal, o que sugere um efeito positivo a longo prazo para os animais”, mencionam os pesquisadores.

Eles ainda destacam que estas descobertas reforçam a importância das interações entre humanos e cães na redução do estresse. Além disso, os dados indicam que mesmo cães sem certificação para terapia podem oferecer benefícios relevantes para o bem-estar das pessoas.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos. 

FAQ sobre o estudo

O que o estudo da Universidade de Chiang Mai concluiu sobre a interação com cães?
Que 15 minutos brincando com cães reduzem significativamente o estresse, a frequência cardíaca e os níveis de cortisol em humanos.

Os cães também se beneficiaram da interação?
Sim, uma semana após a experiência, os cães apresentaram queda nos níveis de cortisol fecal, indicando redução do estresse.

Os cães do estudo eram treinados para terapia?
Não, todos os cães eram sem certificação para terapia, mostrando que mesmo pets comuns podem trazer benefícios emocionais.

LEIA TAMBÉM:

Estudo aponta que 99% dos tutores acreditam que pets contribuem para a saúde mental

Ratos twisters: uma alternativa carinhosa e segura como animal de estimação

Ações de conservação têm impacto positivo na recuperação de espécies ameaçadas

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no