in

Estudo defende que Erva-gateira e Actinidia polygama podem proteger gatos de mosquitos

Composto químico das plantas pode ter um efeito inseticida

Estar em um ambiente com mosquitos é incômodo para todos, inclusive para os gatos. Mas, como defende um recente estudo noticiado pelo Portal Veterinária e pelo The New York Times, a erva-gateira e a Actinidia polygama podem proteger os felinos contra os insetos.

O material, publicado pela Science Advances, observa que o composto químico iridoide nepetalactol, encontrado nas plantas, pode ter um efeito inseticida.  Ambas são conhecidas por causarem reações, como esfregadelas contra o rosto e o corpo, ronronar e salivação, em gatos domésticos.

Segundo o estudo, a reação que as plantas provocam nos gatos já era conhecida, mas a função biológica e o mecanismo subjacente não. Por isso, o biólogo Masao Miyazaki, da Universidade de Iwate, passou 5 anos realizando diferentes experiências usando as plantas e os seus químicos.

Ao longo do período de pesquisa, foi descoberto que o nepetalactol é o principal componente que causa reação nos gatos, levando ao aumento dos níveis de plasma de β-endorfina, enquanto a inibição farmacológica dos recetores μ-opióides suprimiu a resposta clássica de esfregar. “É através da fricção que o composto químico é transferido para o gato, repelindo o mosquito Aedes albopictus”, destaca a pesquisa.

“É uma observação muito interessante, que um comportamento tão conhecido poderia estar a ter este benefício não apreciado para os gatos”, afirma a investigadora da Universidade de Columbia, que não esteve envolvida no projeto, Laura Duvall, entrevistada pelo New York Times.

Contudo, apesar de reconhecer alguns benefícios medicinais, o especialista em comportamento dos gatos na Universidade da Califórnia, Mikel Delgado, não recomenda o uso das plantas como repelentes naturais, em declarações ao mesmo informativo. O especialista, que também não esteve envolvido no estudo, acha necessário que sejam feitas mais pesquisas e as propriedades se tornem mais claras.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão: Nova diretoria do CRMV-CE é empossada para triênio 2021-2024

Educação financeira para graduandos em Medicina Veterinária é tema de livro