Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Estudo identifica bactérias que causam doenças e estão presentes nas pulgas dos gatos

Por Equipe Cães&Gatos
gato coçando
Por Equipe Cães&Gatos

Uma pesquisa da Universidade Estatal da Carolina do Norte e da Universidade de Wisconsin identificou as bactérias, transportadas pelas pulgas dos gatos, que causam doenças. 

De acordo com o portal Vnonline, através da análise de pulgas de sete localizações diferentes nos Estados Unidos da América e no Reino Unido, descobriu-se que é comum a presença de dois ou mais gêneros de bactérias numa única pulga. 

gato coçando
O estudo recolheu e examinou pulgas de gatos errantes envolvidos no programa Trap-Neuter-Release, tendo os microbiomas individuais das pulgas sido estudados através da Next Generation Sequencing (NGS) (Foto: Reprodução)

Nas pulgas, os pesquisadores encontraram três diferentes agentes patogênicos causadores de doenças que eram comuns: bartonella, rickettsia e wolbachia. 

As descobertas confirmaram a coinfecção generalizada de pulgas com múltiplos gêneros bacterianos e estirpes, que os autores sugeriram ter implicações importantes para a transmissão e controle de agentes patogênicos transportados por pulgas. 

“A ideia era testar pulgas individuais e ver não apenas quais agentes patogênicos bacterianos que causam doenças estavam nas pulgas, mas também quais outras bactérias estavam na pulga”, explicou uma das responsáveis pela pesquisa, Erin Lashnits. 

O estudo recolheu e examinou pulgas de gatos errantes envolvidos no programa Trap-Neuter-Release, tendo os microbiomas individuais das pulgas sido estudados através da Next Generation Sequencing (NGS). 

“O nosso próximo passo é olhar para os gatos. Para este estudo, só olhamos para as pulgas, mas agora queremos trabalhar com os gatos também. Vamos comparar os agentes patogênicos que encontramos nas pulgas com os agentes patogênicos que encontramos nos gatos errantes”, declara a pesquisadora. 

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Médica-veterinária fala sobre as confraternizações e o hábito de presentear com um animal de companhia

Estudo da FMVZ-USP sugere que rações úmidas prejudicam mais o meio ambiente do que secas

Gatos: urina fora da caixa de areia é um comportamento que pode indicar problemas

Compartilhe este artigo agora no