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Estudo mostra os produtos e serviços pet mais impactados pela pandemia

Estudo mostra os produtos e serviços pet mais impactados pela pandemia Principal procura atual tem sido por itens de alimentação e higiene
Por Equipe Cães&Gatos
REPRODUÇÃO
Por Equipe Cães&Gatos

Principal procura atual tem sido por itens de alimentação e higiene

Como tem sido o comportamento dos tutores de cães e gatos durante este período de isolamento social? Será que houve mudança nos hábitos de consumo para os pets? Uma pesquisa da Comissão de Animais de Companhia (Comac), encomendada ao Instituto Qualibest de Pesquisas de Mercado, visou responder estas questões e investigar se houve impacto do novo coronavírus no mercado pet.

Para a maioria dos entrevistados (77%), não houve alteração no consumo de produtos pet durante o período da pesquisa (de 6 a 10 de abril de 2020). Vale ressaltar que a alimentação (petfood) representa cerca de 70% do mercado pet, o que pode explicar a percepção de que não houve mudança no consumo, uma vez que a alimentação com os pets não varia. Já 22% dos respondentes referem ter ocorrido aumento no consumo de produtos para pets, dentre os quais, 82% se refere à alimentação, seguido pelos itens para higiene, com 55%.

Apesar de ter havido um aumento das compras on-line, a maioria dos respondentes (91%) ainda realiza as compras em lojas físicas, sejam petshops ou supermercados. A pesquisa foi realizada em parceria com a Comac para identificar quais categorias de produtos ou serviços têm sofrido com a crise. Dentre eles, o serviço de banho e tosa foi o que teve menos procura: 58% dos tutores afirmam ter diminuído este consumo.

O médico-veterinário e coordenador da Comac, Dr. Leonardo Brandão, destaca que o cuidado com a saúde dos pets é fundamental, ainda mais em tempos de isolamento social. “Temos de nos lembrar de que nossos pets precisam não apenas de alimentação, mas, também, de que nos certifiquemos de que cuidados básicos, como o controle de ectoparasitos, as vacinas e o uso de vermífugos estejam em dia. Vale lembrar, ainda, que devemos ter uma atenção especial a brinquedos que possam ajudar a minimizar o tédio dos pets, ajudando-os a passar por esse período menos estressados e interagindo”, adiciona.

Um dos motivos que explica o declínio na procura por algumas categorias do mercado pet é a falta de divulgação dos estabelecimentos sobre as mudanças no modelo de atendimento aos animais. De acordo com o estudo da Qualibest, 61% das pessoas não receberam nenhuma mensagem ou aviso das adaptações realizadas pelos estabelecimentos (clínicas e petshops) para atender aos pets neste momento.

A transmissão do novo coronavírus acontece de uma pessoa doente para outra por meio do toque ou aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato com objetos ou superfícies contaminadas, além de contato com a boca, nariz ou olhos. Uma recomendação para os petshops ou clínicas evitarem ser pontos de contaminação é ter rigor nos cuidados de higienização dos ambientes, além de estabelecer um limite de quantidade de pessoas dentro do local para evitar aglomerações.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

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