- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Estudo mostra que castração precoce não eleva o risco de obesidade em gatos

De acordo com a pesquisa, a obesidade e o aumento de peso não estão diretamente relacionados a castração precoce no felinos
Por Equipe Cães&Gatos
Estudo conclui que a castração precoce em gatos não eleva risco de obesidade
Por Equipe Cães&Gatos

Uma pesquisa científica publicada na Vet Record, revista oficial da British Veterinary Association (BVA), mostrou que a castração precoce de gatos, ou seja, realizada antes da puberdade, não aumenta o risco de obesidade ou de ganho de peso com o passar dos anos.

Para chegar a essa conclusão, os pequisadores compilaram os registros de 584 felinos, analisando mais de 2.400 avaliações de condição corporal e mais de 2.000 medições de peso. A partir disso, compararam esses dados com a idade em que os animais foram castrados e outras informações fornecidas pelos tutores.

O que mostrou a pesquisa?

De acordo com os resultados do estudo, as mudanças de peso e a condição corporal dos gatos que passaram por castração precoce, antes dos cinco ou seis meses de vida, é semelhante à dos esterilizados nessa idade.

Por outro lado, os felinos que foram castrados entre os sete e os doze meses apresentaram um aumento de peso e de condição corporal mais lentos ao longo do tempo.

Os dados divulgados mostram que a média de peso dos gatos ao longo de todas as consultas analisadas foi de 4,73 kg.

O índice de score corporal considerado ideal (nível 3 numa escala de cinco pontos) foi registado em 67% das visitas dos animais aos consultórios veterinários. Porém, 26% dos felinos estavam com excesso de peso (nível 4) e 9% foram considerados obesos (nível 5).

Além disso, na análise as fêmeas apresentaram peso e condição corporal inferiores aos dos machos e essas diferenças foram acentuadas durante os meses de verão e outono, provavelmente devido a variações sazonais na ingestão de alimentos.

Baseado em todos esses aspectos, os cientistas recomendam que, independentemente da idade da esterilização, os tutores devem criar boas estratégias de manejo alimentar e estilo de vida para manter os gatos saudáveis ao longo da vida e prevenir a obesidade.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre castração precoce em gatos

A castração precoce está associada a obesidade nos gatos?

Não, de acordo com a pesquisa as alteraçõs em peso e o score corporal dos gatos que passaram por castração precoce, ou seja, antes dos seis meses de idade, é igual a dos que foram esterilizados após essa idade.

Por que castrar os gatos?

A castração pode prevenir comportamentos indesejados, como fugas e brigas, e auxilia na prevenção de algumas doenças, como a piometra em fêmeas.

Qual o score corporal que indica obesidade em gatos?

Em uma escala de 1 a 5, gatos com score corporal 4 são considerados com excesso de peso e com score corporal 5 são considerados obesos.

LEIA TAMBÉM:

Frequência do cio em gatas aumenta riscos de infecção e tumores

Castração: como o procedimento contribui para a saúde do pet?

Hábitos alimentares e obesidade em pets são tema de pesquisa inédita no Brasil

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no