DNA pode explicar até 15% dos aspectos comportamentais do animal
Uma pesquisa liderada pelo psicólogo, Evan MacLean, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostra que a personalidades dos cães pode variar de acordo com a sua raça. O estudo analisou dados comportamentais de cerca de 14 mil animais de 101 raças.
Para a realização da pesquisa foram utilizadas as informações do “Canine Behavioral Assessment & Research Questionnaire” (C-Barq), uma espécie de teste de personalidade de animais de estimação desenvolvido pelo pesquisador da Universidade da Pensilvânia, James Serpell.
O questionário traz indagações como: “O que seu cão faz quando um estranho chega à porta?”, e a partir destas características o estudo é traçado. Ao todo, os donos dos pets caracterizaram 14 aspectos da personalidade de seus animais de maneira objetiva, incluindo a capacidade de adestramento e tendências à agressividade.
Com esses dados a equipe identificou 131 aspectos no DNA de um cão que podem ajudar a moldar 14 traços-chave de personalidade. Juntas, essas regiões do DNA explicam cerca de 15% da personalidade de uma raça de cachorro, com cada uma exercendo apenas um pequeno efeito.
Fonte: Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos.