Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Estudo: Quais são as principais causas de morte em coelhos domésticos?

Por Equipe Cães&Gatos
coelho
Por Equipe Cães&Gatos

Um estudo realizado no Japão observou que a doença gastrointestinal foi a causa mais comum de morte em coelhos mais jovens e as neoplasias em coelhos de meia-idade e mais velhos.

Devido à falta de dados confiáveis ​​sobre a idade de morte desta espécie, o estudo teve como objetivo esclarecer a idade e a causa da morte em um grupo de coelhos domésticos. Para isso, foram tidos em conta registos médicos de um hospital de animais exóticos de referência em Tóquio, no Japão, de 898 coelhos que morreram entre 2006 e 2020, incluindo idade e causa da morte, além de detalhes clínicos, incluindo relatórios de necropsia ou biópsia. 

Os dados mostraram que a idade média de morte dos 898 coelhos foi de sete anos (intervalo interquartil: cinco a nove anos). Apenas 18% de todos os coelhos viveram além dos nove anos.

A doença gastrointestinal foi a causa mais comum de morte em coelhos mais jovens (Foto: reprodução)

Doenças gastrointestinais em jovens e neoplasias em adultos 

“As principais causas de morte incluíram neoplasia (n=223; 24,8%), doença gastrointestinal (n=135; 15%), abscesso bacteriano (n=90; 10%), doença urinária (n=85; 9,5%), trauma (n=44; 4,9%) e cardiopatias (n=27; 3%)”, conforme mostrado no site.

A doença gastrointestinal foi a causa mais comum de morte em coelhos mais jovens (quatro anos ou menos), enquanto a neoplasia foi a causa mais comum de morte em coelhos de meia-idade a mais velhos (cinco anos ou mais). 

O PortalVeterinária indica que este “é um dos maiores estudos retrospectivos sobre a idade de morte em coelhos domésticos realizados até ao momento. Os autores afirmam que as descobertas servirão como uma referência útil para os veterinários que trabalham com estes animais”. No entanto, refere também, que “mais estudos serão necessários para elucidar as diferenças na idade de morte de coelhos com base no sexo e no estado de castração”.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Médico-veterinário fala sobre os cuidados na hora de viajar com os pets

Nova resolução aprova Sistema de Certificação para cursos de Medicina Veterinária em SP

Médico-veterinário dá orientações de como dar banho nos cães em casa

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!