in

ESTUDO, REALIZADO NA HUNGRIA, COMPROVA QUE CÃES SENTEM CIÚMES

Estudiosos mostram que trata-se do mesmo sentimento de crianças de dois anos

O ciúme tem uma função: tentar manter um relacionamento social que, aos olhos do ciumento, é ameaçado por um terceiro, seja ele ​estranho ou não. Que os seres humanos sentem ciúmes, ninguém tem dúvida. Mas, e os cães, também possuem esse sentimento? 

Para tentar responder a essa pergunta, um grupo de pesquisadores da Hungria observou o comportamento de 25 cães quando, em um quarto de 15 m², eram ignorados pelo responsável, que passava a dar atenção apenas a um outro cão – ora familiar, ora desconhecido – ou a um objeto inanimado, como um carro de controle remoto que se mantinha estacionado, uma garrafa térmica ou um jornal. 

E os resultados ganharam as páginas da revista científica Nature: os pesquisadores perceberam que, na presença de outro animal, os cães mantêm o olhar fixo no responsável por mais tempo do que o fazem quando o alvo da atenção é inanimado. Também ficam perto do responsável por períodos maiores e tentam separá-lo do suposto rival quando ele é outro cão. 

A conclusão do estudo é que, sim, eles sentem ciúmes e, ainda, que os mecanismos que acionam o comportamento ciumento podem ser comparados aos observados em crianças com menos de dois anos de idade, o que faz do ciúme uma emoção ainda mais primitiva do que se imaginava. 

Fonte: Folha de S.Paulo, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GENE PODE CAUSAR DESENVOLVIMENTO ANORMAL DOS OLHOS DOS FETOS

MUITO ALÉM DO FARO: PREPARO DE CÃES DE RESGATE É INTENSO E EXIGE HABILIDADE