A habilidade dos cães é fundamental em diversas ações de resgate. Pensando na condição física destes animais, duas médicas-veterinárias do Espírito Santo resolveram se aprofundar no tema. O estudo está sendo realizado pela Universidade Federal do Estado.
Durante os resgastes os animais ficam por muitas horas realizando tarefas que exigem muito esforço físico. O objetivo do estudo é justamente melhorar o desempenho dos cães durante essas atividades. O procedimento inicial da pesquisa inclui um acompanhamento dos batimentos cardíacos e respiração após o treinamento.
Resistência é fundamental para os animais que ficam em atividadedurante horas em casos de resgates (Foto: reprodução)
Os cães de resgate convivem diariamente com o corpo de bombeiros, um dos profissionais fica responsável pela guarda do animal. Apesar de conhecerem os hábitos, a pesquisa poderá nortear quais os melhores momentos durante uma operação para oferecer descanso ou alimento para o cão.
Além disso, o aprimoramento genético do animal também pode auxiliar no seu desempenho durante os resgates. Um dos cães do batalhão onde as pesquisadoras estão atuando, por exemplo, veio da Alemanha. O empresário que trouxe o cão para o Brasil investiu R$ 50 mil entre compra e transporte, o animal foi doado ao coronel do corpo de bombeiros e será um reprodutor.
Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.