Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Estudo revela como os pets se comunicam com tutores

Estudo mostrou que comandos curtos e simples, como “senta” ou “vem”, são particularmente eficazes
Por Equipe Cães&Gatos
comunicação pet
Por Equipe Cães&Gatos

Muitas pessoas possuem uma maneira especial para se comunicar com cães, seja com seu pet ou com algum outro cachorro. Considerando isso, um estudo recente mostrou uma descoberta surpreendente da comunicação entre cachorros e humanos.

A pesquisa publicada no portal PLOS Biology , realizada por Eugénie Déaux e a sua equipe da Universidade de Genebra, revelou que, enquanto os humanos modificam o ritmo e o tom de voz, os cães adaptaram as suas capacidades auditivas para compreender melhor seus tutores.

Um estudo recente mostrou uma descoberta surpreendente da comunicação entre cachorros e humanos (Foto: Reprodução)

As pessoas diminuem normalmente a velocidade da fala quando conversam com cães. Segundo o estudo, isso pode auxiliar os pets a entendê-los melhor.

De acordo com Eloïse Déaux e sua equipe, a velocidade de fala normalmente gira em torno de quatro sílabas por segundo. Mas, quando conversamos com um cachorro, a velocidade cai para cerca de três sílabas por segundo. Ou seja, quando falamos com nossos animais de estimação, inconscientemente desaceleramos nossa fala para que eles possam compreender melhor o que estamos dizendo.

O estudo mostrou que comandos curtos e simples, como “senta” ou “vem”, são particularmente eficazes, pois se enquadram na faixa de processamento auditivo dos cães. A chave não está apenas no conteúdo das palavras, mas também na forma como as pronunciamos. O som, ritmo e a entonação da fala desempenham papel crucial para ajudar os cães a nos compreender.

Cachorros e humanos: comunicação de muito tempo

Este ajuste mútuo na comunicação entre as espécies não é resultado do acaso, mas sim de milhares de anos de evolução dividida entre cachorros e humanos. Segundo os pesquisadores, a domesticação do lobo, iniciada há mais de 15 mil anos, incentivou provavelmente o desenvolvimento de habilidades específicas para facilitar a cooperação entre os dois.

A capacidade dos cães de compreender nossos comandos vai além de uma simples interpretação de sons e parece ter evoluído para se adaptar ao nosso modo de falar. Segundo a equipe de Déaux , esta interação única entre as duas espécies foi aperfeiçoada ao longo de milhares de anos de coexistência e cooperação.

Fonte: Portal ND Mais, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Veterinário destaca cinco passos para seu pet envelhecer de forma saudável
CFMV se posiciona contra PL que ameaça a atuação dos médicos-veterinários
Estudo veterinário analisa o tratamento da ansiedade canina com doses controladas de LSD