Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Estudo revela mitos e verdades sobre os benefícios dos alimentos secos

Pesquisa pontuou principais diferença entre os alimentos para os pets, alertando para as necessidades nutricionais diferentes de casa um
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro comendo ração
Por Equipe Cães&Gatos

No mundo dos pets, assim como no dia a dia dos humanos, a alimentação é fundamental para garantir a boa saúde e o bem-estar. Recentemente, um estudo internacional com mais de 17 mil cães e 6 mil gatos em 700 clínicas veterinárias na Polônia trouxe novas informações e insights sobre os benefícios dos alimentos secos para a saúde bucal dos animais.

A pesquisa, conduzida pela Mars Petcare Poland e pelo WALTHAM Center for Pet Nutrition, em parceria com a Associação Polonesa de Veterinários de Pequenos Animais, revelou que os alimentos secos são bastante eficazes no que diz respeito aos benefícios para saúde oral dos pets.

Os animais de estimação que consomem ração seca são capazes de regular sua ingestão de líquidos de maneira eficiente quando água fresca está sempre disponível (Foto: Reprodução)

A Dra. Catherine Buckley, cientista de WALTHAM e uma das autoras do estudo, destacou que a doença gengival é uma das condições bucais mais comuns em cães e gatos, variando de gengivite leve a perda dentária severa. Enfatizando que tanto a dieta quanto a higiene são cruciais para a manutenção da saúde oral dos animais.

Outro estudo significativo, também realizado pelo WALTHAM Center for Pet Nutrition, em colaboração com a Universidade de Sydney e o Instituto de Ciências Naturais da Massey University, explorou o comportamento alimentar natural dos cães. A pesquisa envolveu cinco raças diferentes (Papillon, Schnauzer Miniatura, Cocker Spaniel, Labrador Retriever e São Bernardo) e foi observado que alguns cães podem comer em excesso quando têm acesso ilimitado aos alimentos, consumindo mais do que o dobro das calorias necessárias.

O Dr. Adrian Hewson-Hughes, consultor de Nutrição, Segurança Alimentar e Inovação e autor da pesquisa, comentou que esse comportamento reflete a estratégia de alimentação dos ancestrais selvagens dos cães, que enfrentavam competição por recursos e acesso irregular à comida.

Como os cães domésticos de hoje têm acesso constante à comida e um estilo de vida mais sendentário é de extrema importância o controle de ingestão calorica dos animais, e a alimentação industrializada pode ser um grande aliado se utilizada da forma correta, seguindo os guias nutricionais e recomendação veterinária.

Tanto o alimento seco quanto o úmido podem fornecer uma dieta equilibrada e nutritiva. A escolha entre uma ou outra deve ser baseada nas necessidades individuais de cada animal e nas recomendações de um médico-veterinário, que levará em consideração fatores como idade, peso, condição de saúde e preferências alimentares do pet.

foi observado que alguns cães podem comer em excesso quando têm acesso ilimitado aos alimentos, consumindo mais do que o dobro das calorias necessárias (Foto: Reprodução)

Um dos mitos comuns sobre o alimento seco é a preocupação com a quantidade de água que ele contém, em comparação com a ração úmida. Embora seja verdade que o alimento seco tem menor teor de água, é perfeitamente possível que os pets mantenham a hidratação adequada desde que tenham acesso constante a água fresca e limpa.

Os animais de estimação que consomem ração seca são capazes de regular sua ingestão de líquidos de maneira eficiente quando água fresca está sempre disponível. Um benefício significativo do alimento seco, é sua longa vida útil, o que facilita o armazenamento e manipulação. É essencial armazená-lo em um local fresco e seco, e sempre manter o saco bem fechado. Práticas adequadas de armazenamento ajudam a preservar a qualidade dos nutrientes e a prevenir possíveis contaminações.

Com base em informações científicas e cuidados, é possível garantir que nossos pets recebam uma dieta equilibrada e saudável.

Fonte: Mars Petcare, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Profissional comenta a importância dos cães na segurança patrimonial
Veterinária detalha resgate e cuidados com fauna durante incêndios no inverno
Acidente com seu pet? Confira dicas essenciais de uma veterinária para cuidar da situação

Compartilhe este artigo agora no