Revista

    Estudo revela que tutores subestimam gastos com cuidados veterinários

    Segundo a pesquisa, aproximadamente 80% dos tutores não considera o custo real para cuidar dos seus pets ao longo da vida

    Estudo revela que tutores subestimam gastos com cuidados veterinários
    Equipe Cães&Gatos
    Equipe Cães&Gatos
    11 de junho de 2025
    Última atualização: 11/06/2025 - 15:09

    O estudo Pet Lifetime of Care Study 2025, realizado com cerca de 5.000 tutores de animais dos Estados Unidos, mostrou que quase 80% deles subestima os custos relacionados aos cuidados durante a vida dos seus pets.

    - PUBLICIDADE -

    De acordo com a pesquisa, houve um aumento significativo nos custos de vida de cães, gatos e, pela primeira vez, de pequenos animais de companhia, como coelhos, porquinhos-da-índia e hamsters.

    Dados mostram que os cuidados ao longo da vida de um cão ficam entre 22.125 e 60.602 dólares, um aumento superior a 11% em comparação a 2022. Já no caso dos gatos, a elevação é ainda mais acentuada e chega a 19,4%, tendo valores que podem variar entre os 20.073 e 47.106 dólares.

    No caso dos pequenos animais, que agora foram incluídos na análise, o custo estimado estimado é de 7.600 a 14.938 dólares ao longo de uma vida média de seis anos. Contudo, a maioria dos tutores continua prevendo gastos menores de 3.000 dólares.

    Quando os gastos se tornam um desafio

    Os cuidados veterinários durante a vida de um cão podem chegar a 60.602 dólares (Foto: Reprodução)

    Como o impacto financeiro dos cuidados com animais de companhia está aumentando, aproximadamente metade dos tutores analisados no estudo afirmaram que despesas inesperadas geram preocupação significativa.

    Inclusive, 74% deles já enfrentaram contas surpresa superiores a 250 dólares, embora apenas 31% se sintam preparados para lidar com uma despesa veterinária de grande dimensão.

    Diante desses desafios, muitos recorrem ao pagamento no crédito, sendo que 58% dos participantes relataram utilizar cartões de crédito para pagar cuidados veterinários, enquando apenas 20% possuem poupanças dedicadas ou seguros de saúde animal.

    Dessa forma, os autores do estudo afirmaram que a análise teve como intuito aumentar a compreenção dos tutores quanto aos gastos com seus animais de estimação e os ajudar a planejar melhor os custos associados à guarda responsável de animais de companhia.

    Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

    FAQ

    Quantos tutores participaram do estudo?

    Nessa pesquisa participaram 5.000 tutores de animais de estimação, que vivem nos Estados Unidos.

    Qual o custo médio de despesas veterinárias de um cão ao longo da vida?

    De acordo com o estudo, os cuidados durante a vida de um cão ficam entre 22.125 e 60.602 dólares. Em comparação a 2022, esses valores tiveram um aumento aproximado de 11%.

    Qual o custo médio de despesas veterinárias de um gato ao longo da vida?

    Em média, o custo médio de despesas veterinárias com gatos ao longo da vida fica entre 20.073 e 47.106 dólares, o que representa um aumento de 19,4% se comparado com 2022.

    LEIA TAMBÉM:

    Alimentação natural para pets cresce no Brasil e movimenta mercado com gastos de até R$ 2 mil por mês

    Proposta visa isenção de despesas médico-veterinárias no imposto de renda para tutores de animais

    Preparar a casa para a chegada de um novo membro precisa de planejamento

    Compartilhe este conteúdo