Os gatos convivem com humanos há milênios, oferecendo conforto com seus ronronados, carinho e algumas travessuras. Mas, afinal, quais são os efeitos de ter um gato em nossa saúde?
Estudos indicam que viver com esses felinos pode ter impactos significativos na melhora das saúdes física e mental, embora não esteja isento de riscos.
Um desses estudos, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, feito por especialistas do Departamento de Psicologia Social da Universidade de Groningen (Holanda), explorou o vínculo emocional entre os bichanos e nós.
A pesquisa contou com 1,8 mil proprietários de gatos na Holanda. Metade afirmou que não se via como donos de seus gatos, mas que, na verdade, os bichanos são como familiares, enquanto um terço os via como filhos ou amigos.
Essa conexão é tão forte que muitos dos felinos preferem interação humana a comida ou brinquedos, além de reconhecerem quando falamos com eles.
Possuir um gato está associado a menor isolamento social e cuidar de um pode aumentar a sensação de propósito. No entanto, o tipo de relacionamento que uma pessoa tem com seu felino pode influenciar esses benefícios.
Outro estudo, publicado na Animals e conduzido por especialistas do grupo de comportamento, cognição e bem-estar animal da Universidade de Lincoln (Reino Unido), revelou que laços mais fortes, como relacionamentos codependentes, estão relacionados a conexão emocional mais profunda.
Benefícios e alegria
- Ter um gato também está associado a risco reduzido de doenças cardiovasculares. Essa é uma associação. Então, não dá para ter certeza de que os gatinhos diminuem problemas de saúde do tipo;
- Além disso, a posse de gatos pode beneficiar a microbiota intestinal, especialmente em mulheres;
- No que diz respeito à saúde mental, interagir com gatos pode aliviar sintomas de depressão, mesmo que temporariamente.
Fonte: Olhar Digital, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Onde a pesquisa foi realizada?
As pesquisas foram realizadas em Universidades da Holanda e Reino Unido.
Quais os principais benefícios da convivência com os felinos?
Os diversos benefícios são identificados na saúde mental e física dos tutores, como por exemplo melhora nos sinais de depressão, alterações na microbiota intestinal, além de melhorar efeitos da socialização.
É certeza que ter um gato melhora a saúde do tutor?
Não há essa certeza, mas diversos pontos foram identificados direta e indiretamente na saúde dos tutores entrevistados, onde algumas relações foram traçadas, chegando ao resultado da pesquisa.
LEIA TAMBÉM:
Inteligência artificial promete entender o que os gatos falam
Pesquisa revela o custo mensal médio com os cuidados de cães e gatos
Estudo revela que gatos também sofrem pelo luto com a perda de outro animal de companhia