Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Fábrica da Boehringer Ingelheim em Paulínia (SP) recebe certificado de neutralidade de carbono

Reforçando busca por sustentabilidade e o compromisso da empresa em práticas ambientais conscientes, farmacêutica destaca avanços para garantir crescimento sustentável
Por Equipe Cães&Gatos
carbono
Por Equipe Cães&Gatos

A Boehringer Ingelheim, uma das principais farmacêuticas do mundo, comemora um novo marco em seu compromisso com a sustentabilidade. Em julho de 2023, a fábrica localizada em Paulínia (SP) recebeu o certificado de neutralidade de carbono, tornando-se a primeira instalação da companhia na América do Sul a conquistar esse feito. 

A certificação, concedida após uma rigorosa avaliação conduzida pela empresa certificadora TÜV SÜD, valida os esforços significativos da Boehringer Ingelheim para minimizar seu impacto ambiental. A conquista é uma demonstração concreta do compromisso da empresa em promover práticas sustentáveis em todos os aspectos de sua operação. 

Desde 2021, a Boehringer Ingelheim estabeleceu metas ambiciosas, alinhadas com uma estratégia mais ampla de sustentabilidade, denominada “Desenvolvimento Sustentável para Gerações”. A estratégia, organizada em três pilares, destaca o compromisso da empresa em contribuir positivamente para a saúde do planeta, e pode ser exemplificada a partir de algumas iniciativas da farmacêutica. 

No pilar “Mais Potencial”, a empresa atua com foco em seus colaboradores, comunidades e parceiros para que possam atingir todo o seu potencial. Isso inclui atuação ética em toda a cadeia de valor, condições de ambiente e trabalho reconhecidamente excelentes, práticas de diversidade, equidade e inclusão e ações de responsabilidade social com foco em comunidades vulneráveis, como o patrocínio à ONG Moradores de Rua e Seus Cães e ao Instituto Semear. No pilar “Mais Saúde” – para a boa saúde das pessoas e animais -, concentram-se projetos como o AbraçAR, que educa profissionais de saúde ampliando o acesso ao diagnóstico e tratamento de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), e a iniciativa Angels que capacita hospitais e profissionais de saúde no atendimento a vítimas de AVC. O terceiro pilar, chamado de “More Green” – para uma boa saúde do planeta -, se concentra em práticas sustentáveis que abrangem todas as áreas de atuação da empresa e suas matrizes ao redor do mundo. O objetivo global é reduzir sua pegada de carbono e adotar práticas mais amigas do ambiente até 2030. 

A certificação valida os esforços significativos da Boehringer Ingelheim para minimizar seu impacto ambiental (Foto: reprodução)

Nesse sentido, algumas das realizações notáveis da Boehringer Ingelheim até o momento incluem:

Redução de Emissões: No Brasil, a empresa já reduziu mais de 65% nas emissões de gases de efeito estufa, além de compensar as emissões restantes. Esse progresso é uma prova tangível de que as atividades produtivas da empresa não contribuem para a intensificação dos gases de efeito estufa na atmosfera. 

Meta de Resíduos: A fábrica de Paulínia atingiu antecipadamente a ambiciosa meta de reduzir em 100% a destinação de resíduos para aterros sanitários até 2030. Desde 2021, nenhum resíduo é mais direcionado para aterros, 9 anos antes da meta.

Energia Renovável: A planta de Paulínia adotou uma abordagem proativa para a energia renovável, operando com 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis desde 2021. Além disso, a instalação possui painéis solares que alimentam um edifício inteiro, demonstrando um compromisso com a eficiência energética. 

Práticas Inovadoras: A empresa lançou um concurso interno para promover ideias sustentáveis entre seus colaboradores. Dentre as 34 ideias enviadas, o projeto vencedor busca reutilizar embalagens de vidro no processo da produção do antiparasitário para cães NexGard®. Esse esforço de engajamento interno ilustra a dedicação da empresa em fomentar uma cultura de sustentabilidade. 

Reuso de água: Através da captação de água da chuva no telhado do restaurante da fábrica, esse recurso é direcionado para diversas finalidades, como o abastecimento dos vasos sanitários no prédio administrativo e no próprio restaurante. Além disso, essa água é utilizada para irrigar os jardins e limpar pisos, demonstrando o firme compromisso da empresa com a preservação dos recursos hídricos e a adoção de práticas sustentáveis. 

A farmacêutica também destaca a importância da parceria com a ClimateSeed, uma instituição que auxilia no aumento dos esforços ambientais e sociais das empresas, para compensar as emissões necessárias após a certificação. 

“Estamos orgulhosos de mais uma conquista significativa, que ressalta o compromisso da Boehringer Ingelheim com a saúde do planeta. Ao reforçar a proteção do meio ambiente para as atuais e futuras gerações, nossa empresa assume a liderança na busca pela inovação sustentável.”, destaca Adriano Cavalcanti, diretor de engenharia da Boehringer Ingelheim. “Nossa visão vai além do presente, orientando-nos a tomar decisões com uma perspectiva de longo prazo e a construir um modelo de negócios que traga benefícios econômicos e sociais para todos os nossos públicos. Estamos comprometidos em criar um impacto positivo duradouro, promovendo assim um futuro sustentável para todos e transformando vidas por gerações”, conclui.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Raiva em animais: como identificar, sintomas e tratamento

Você sabe como “turistar” sem prejudicar os mamíferos marinhos? 

Além da clínica e campo, veterinário evolui e ganha novos espaços no mercado