in

FALTA DE MÉDICOS-VETERINÁRIOS NA CIDADE DE PORTO ALEGRE (RS) É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em concurso realizado em 2015, 117 médicos-veterinários foram aprovados

A nomeação de médicos-veterinários de concurso público, realizado em agosto de 2015, pela prefeitura de Porto Alegre, foi o tema de audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal da capital nesta manhã (12/07). Durante a discussão, foi enfatizada a preocupação da categoria com a falta de profissionais para atender as demandas de inspeção municipal e atendimento a animais em situação de vulnerabilidade.

No concurso realizado no ano passado, 117 médicos-veterinários foram aprovados para uma vaga na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC) e os demais para cadastro reserva. Levantamento apresentado pela comissão dos aprovados indica que Porto Alegre conta com, atualmente, 25 cargos, o que representa um médico-veterinário para cada 56 mil habitantes.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet, Porto Alegre/RS), Alexandro Daura, o concurso foi articulado pela entidade em conjunto com a SMIC em função da necessidade de um profissional da área para o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O dirigente destacou a importância da função junto à prefeitura. “As pequenas indústrias localizadas em Porto Alegre necessitam passar por todo um processo para, por exemplo, se habilitarem a concorrer em licitação que visa o fornecimento de merenda escolar dentro do município”, observa.

A Comissão dos aprovados espera a criação de novos cargos efetivos de médicos-veterinários no município de Porto Alegre com a intenção de suprir as necessidades de atendimento à população e que seja utilizado o cadastro do concurso realizado em 2015.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VISITA PERIÓDICA AO VETERINÁRIO AUXILIA DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DOENÇA RENAL CRÔNICA NOS GATOS

CÃES COM FOBIA A BARULHO CONTAM COM O AUXÍLIO DE NOVO MEDICAMENTO