- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

FASE AVANÇADA DE CONSTIPAÇÃO É COMUM ENTRE OS FELINOS

Por Equipe Cães&Gatos
9
Por Equipe Cães&Gatos

O megacólon – aumento do diâmetro intestinal persistente e não responsivo a tratamento medicamentoso – é considerado o estágio mais avançado de constipação intestinal crônica em felinos, uma condição clínica bastante comum na clínica.

A médica-veterinária especializada em Medicina Felina, Mayara Maeda, comenta que estudos relatam que até 60% dos casos de megacólon são idiopáticos. Entre os sinais que pode se observar, segundo ela, estão disquesia, vômitos, anorexia e, até mesmo, episódios de diarreia.  

De acordo com Mayara, a constipação pode ocorrer devido a fatores fecais, como fezes ressecadas devido à desidratação e por diminuição do peristaltismo intestinal. “Pode acontecer devido a obstrução física da região de colón, causado por tumores intestinais (raro), corpo estranho e estenose pélvica em consequência de um trauma”, diz.

Os tutores devem ser aconselhados a observar se há a diminuição da frequência da defecação, fezes ressecadas e dor ao defecar. Os gatos também podem mudar o comportamento, se mostrando mais apáticos, apresentar inapetência e vômitos. “Isso deve acender um alerta de que o animal deve ser levado para consulta veterinária. A partir de então, alguns exames serão necessários para entender qual a causa que fez que com que o animal desenvolvesse o problema”.

Leia a reportagem completa, na editoria Felinos, do mês de setembro da C&G VF. Clique aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no