in

FASE EXPERIMENTAL DE ACREDITAÇÃO DE CURSOS É INICIADA PELO CFMV

Objetivo é atestar a qualidade das graduações de Medicina Veterinária

Objetivo é atestar a qualidade das graduações de Medicina Veterinária

Preocupado com o ensino da Medicina Veterinária, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) dará mais um passo para contribuir com a valorização profissional e melhoria da qualidade da formação dos médicos-veterinários. Ainda em fevereiro, terá início a fase experimental do projeto de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária, que tem como objetivo atestar a qualidade dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e garantir a eles maior credibilidade. 

Durante a primeira fase, chamada de “piloto”, o instrumento de acreditação e o próprio rito do processo serão avaliados para posterior aperfeiçoamento e validação. “Estamos vencendo etapas e consolidando posições conquistadas. Essa nova fase representa a implantação de uma política de acreditação de cursos que sabem o valor de seu corpo docente, programa pedagógico, equipamentos e ferramentas a serem utilizadas na formação profissional”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. 

curso

O processo é de caráter voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo MEC (Foto: reprodução)

As visitas em caráter experimental estão previstas para serem realizadas no Centro Universitário de Maringá (PR) e no Centro Universitário Octávio Bastos (SP), no dia 13 de fevereiro, e na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu (SP), em 20 de fevereiro.

Após a primeira fase do projeto, será aberto um edital para que o processo de acreditação tenha início e qualquer instituição possa se candidatar. Para o presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV), Felipe Wouk, o processo de Acreditação trará mais segurança institucional para a educação veterinária brasileira, formando melhores profissionais e garantindo à sociedade a competência médico-veterinária. 

O CFMV lançará ainda no primeiro semestre a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária, que representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino em Medicina Veterinária de uma determinada instituição em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos. O processo é de caráter voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC, Brasília/DF).

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FMVZ-UNESP REALIZA SOLENIDADE DE POSSE DA NOVA DIRETORIA

EMPRESA LANÇA BIOPROTETOR PARA PETS CONTRA PERNILONGOS E OUTROS INSETOS