Nos últimos anos, pudemos perceber um crescimento no mercado de animais de estimação. Todo mundo tem um pet ou conhece alguém que tem, e com a internet é fácil acompanhar a vida de milhares de pet influencers.
Conhecido pelas histórias em que aparece como um detetive que resolve crimes, Malcom Salsicha é o pet mais seguido do Brasil. O perfil tem mais de 2 milhões de seguidores e agrega, em média, 1.000 comentários por postagem.
É por conta de animais de estimação como esses que os pets deixaram de ser vistos apenas como animais, e mais como parte da família. Um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) apontou que o mercado pet brasileiro movimentou R$46 bilhões em 2023, 11% maior do que os números de 2022. Assim, a projeção para 2024 não surpreende: que cresça para R$77 bilhões.
Considerando essa expansão do mercado pet, é impossível ignorar a importância das especialidades do mercado, como a Fisioterapia Veterinária. Seja no pós-operatório ou por conta da dificuldade de se levantar, reabilitar o animal através da fisioterapia traz a possibilidade dele voltar à vida normal e alegre de antes.
Relativamente recente, foi criada a Comissão Técnica de Fisioterapia Veterinária, braço do Conselho Regional de Medicina Veterinária, apenas em 2007. Desde então, os métodos da fisioterapia veterinária têm se modernizado. A hidroterapia, exercício realizado com esteiras aquáticas, por exemplo, é uma das mais importantes para o fortalecimento muscular.
É natural, com mais pets envelhecendo, que os donos queiram proporcionar o melhor cuidado possível, mas a Fisioterapia Veterinária vai muito além disso. Com terapias modernas e exercícios fortalecedores, a reabilitação animal nunca esteve tão eficiente.
Considerando o crescimento do amor e carinho voltado aos pets, é cada vez mais importante considerar todas as necessidades deles. Portanto, para viver uma vida longa, digna e feliz, a fisioterapia animal é tão imprescindível quanto para humanos.
Fonte: Fisio Care Pet, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como prevenir seu pet de gripe e pneumonia
Veterinária reforça quais plantas caseiras podem ser tóxicas para pets
Transforme o estilo e conforto do seu pet com customização inteligente