in

GATOS MUMIFICADOS SÃO LOCALIZADOS EM REGIÃO DO EGITO ANTIGO

Estátuas do animal em madeira dourada e de bronze também foram encontradas

Estátuas do animal em madeira dourada e de bronze também foram encontradas

No Egito Antigo, os gatos eram venerados como animais sagrados. Milhares de anos depois, arqueólogos descobrem tumbas com felinos mumificados. Em 10 de dezembro deste ano, autoridades egípcias encontraram sete tumbas de faraós em Saggara, perto da capital Cairo. Quatro delas datam de mais de 6 mil anos, informaram.

Na área foram localizados gatos mumificados. A região era a capital do Reino Antigo, segundo o ministro egípcio das Antiguidades, Khaled El Enany, ao informar que três dessas tumbas datam do tempo do Novo Império e foram utilizados como uma necrópole para gatos.

tumba_gato

Missão também encontrou uma coleção deestátuas em madeira dourada representando umleão, uma vaca e um falcão (Foto: divulgação)

Outras quatro tumbas remontam ao tempo do Antigo Império (4.300 anos a.C.). “A mais importante é a de Jufu-Imhat, guardião dos edifícios pertencentes ao palácio real, datando do final da Quinta Dinastia e do início do VI”, explica o ministro.

Outros achados. A missão egípcia, que está em funcionamento no local desde abril, também encontrou os primeiros besouros mumificados descobertos na necrópole de Memphis. Dois grandes insetos foram descobertos dentro de uma tumba retangular em pedra calcária.

Fonte: UOL, adaptado pela equipe Cães&Gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LINHA DE RAÇÕES ESPECIFICA PARA CINCO RAÇAS É LANÇADA PELA EQUILÍBRIO

RONRONAR DOS GATOS É ATRIBUÍDO À OSCILAÇÃO NEURAL E DIVIDE OPINIÕES