Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Gatos também precisam – e gostam – de passeios diários?

Comportamentalista animal explica que passear com o pet pode oferecer novos estímulos sensoriais, como cheiros e sons
Por Equipe Cães&Gatos
foto-passeio
Por Equipe Cães&Gatos

Quem possui um gato, com certeza, já ponderou sobre a necessidade de passeios diários, comuns entre os cachorros, não é verdade? Entretanto, será que os gatos realmente precisam disso? O especialista em comportamento animal, Wagner Brandão, esclarece que os gatos são naturalmente mais independentes que os cachorros e muitos deles optam por explorar e se exercitar dentro de casa ou em ambientes externos seguros, como um jardim cercado. 

“Passear com um gato pode oferecer novos estímulos sensoriais, como cheiros e sons. Por outro lado, como cada animal se difere do outro, existem casos específicos em que o próprio gatinho gosta de dar uma volta por aí, ele sai de casa, sempre na coleira e acompanhado do seu tutor, com tranquilidade e acaba até se divertindo. Porém, para outros bichanos, a situação pode ser muito estressante e, se isso acontecer, o melhor é não tentar passear com ele novamente”, comenta. 

Antes de começar a passear com seu gato, certifique-se de que ele está confortável com a ideia, já que nem todos os felinos gostam de sair de casa (Foto: reprodução)

Conforme explicado pelo profissional, em alguns casos os gatos necessitam de passeios diários. Veja alguns deles:

  • Gatos que vivem em apartamentos: se um gato vive em um apartamento sem acesso a um jardim seguro ou espaço externo, passeios controlados podem ajudar a satisfazer seu desejo de explorar e fornecer estímulos mentais e físicos adicionais.
  • Gatos com excesso de energia: alguns gatos têm níveis de energia muito altos e podem se beneficiar de passeios para liberar essa energia extra.
  • Gatos obesos: para gatos com sobrepeso, passeios regulares podem ser parte de um plano de perda de peso saudável, desde que sejam introduzidos gradualmente e o gato esteja confortável com a ideia.
  • Vivendo em áreas urbanas: em áreas urbanas, onde é mais difícil proporcionar ambientes externos seguros para os gatos, passeios podem ser uma maneira de dar aos gatos uma experiência ao ar livre controlada.

No entanto, Brandão lembra que é importante notar que nem todos os gatos gostam de passear e alguns podem ficar estressados ou ansiosos com a experiência. “Antes de começar a passear com seu gato, certifique-se de que ele está confortável com a ideia e use um equipamento adequado, como uma coleira e guia específicas para gatos. Além disso, se perceber que o gato não está confortável com essa situação e ele começar a miar alto, ou até mesmo tentar te arranhar, não insista no passeio”, finaliza.

Fonte: Adestrador Wagner Brandão, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Você está preparado para lidar com a adolescência do seu cão?

Oito em cada dez brasileiros reivindicam proibição de testes cosméticos em animais

Veterinária desvenda mitos, verdades e a influência da vermifugação no bem-estar

Compartilhe este artigo agora no