in

Governo de São Paulo viabiliza a instalação de consultórios veterinários públicos em alguns municípios

Projeto visa atender diversas cidades e proporcionar melhor qualidade de vida aos animais

O governador do Estado de São Paulo em Exercício, Rodrigo Garcia, anunciou, na última semana, a instalação de consultórios veterinários públicos em 130 cidades a partir de 2022. Na região de Araraquara, cidade do interior de São Paulo, serão contempladas os seguintes municípios: Américo Brasiliense, Ibaté, Itápolis, Tabatinga, Dobrada, Cândido Rodrigues e Santa Ernestina.

Os novos serviços funcionarão em contêineres do programa estadual Meu Pet, que também prevê a construção de clínicas regionais em dez municípios, chegando a 140 cidades contempladas com serviços voltados à saúde de cães e gatos. Além disso, o governador acredita que a logística ajudará a população a se conscientizar sobre os cuidados necessários aos animais de companhia. 

Serão investidos, inicialmente, R$50 milhões para equipar e viabilizar as unidades às Prefeituras. O valor estimado para cada construção é de R$385 mil para a estrutura, incluindo equipamentos e mobiliário. Cada consultório será formado por quatro contêineres com toda estrutura necessária para atendimento a cães e gatos, aptos a realizar exames e análises clínicas.

Os municípios definirão o local dos contêineres, garantindo funcionários, insumos, infraestrutura urbana, autorização junto às autoridades para funcionamento e acesso da população ao serviço.

clínica
Governador acredita que a logística ajudará a população a se conscientizar sobre os cuidados necessários com os pets (Foto: reprodução)

Programa Meu Pet

A rede do Meu Pet começou com as duas primeiras clínicas do programa, que já estão em construção em Araçatuba e Votuporanga. Elas foram anunciadas em maio e têm conclusão prevista para o primeiro semestre de 2022.

Outras instalações previstas para as cidades do Estado de São Paulo, são: Barueri, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Jundiaí e São José do Rio Preto, com perspectiva de finalização até o final do próximo ano.

Nestes locais, serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio-x e endoscopia, laboratório de análise clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

Fonte: RCIA Araraquara, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Projeto de Lei que regulamenta a prática da caça esportiva no Brasil afronta direitos dos animais

Retrospectiva: Entre os temas mais lidos de 2021, saúde mental e bem-estar animal se destacam

Cães sem coleira: tutor deve controlar o acesso à rua sem a guia para não ferir a lei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

diploma

FMVZ-USP recebe prêmio de Melhor Semana de Recepção de Calouros 2021

comportamento felino

Médica-veterinária explica alguns comportamentos dos gatos que causam dúvidas nos tutores