Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Guabi Natural completa 20 anos de qualidade e compromisso com os pets

Conheça a trajetória da marca pioneira no segmento Super Premium Natural que combina qualidade com sustentabilidade
Por Equipe Cães&Gatos
foto-guabi
Por Equipe Cães&Gatos

Sthefany Lara, da redação  

- PUBLICIDADE -

sthefany@dc7comunica.com.br 

Em 2024, Guabi Natural comemora 20 anos de uma trajetória de sucesso, mas, antes disso, devemos lembrar que a história da Guabi Natural remonta a 1998, quando surgiu como “Receita da Natureza”, orientada pelo professor Dr. Aulus Cavalieri, especialista em Nutrição e Prof. da UNESP Jaboticabal, estabelecendo-se como a primeira marca nacional de alimentos para pets com uma proposta Super Premium Natural. Ao longo dos anos, passou por evoluções até adotar o nome Guabi Natural em 2004, reforçando sua brasilidade ao combinar “Guabi”, que significa “alimento” em Tupi Guarani, com “Natural”, expressando a essência da marca. 

O Head de Marketing da BRF Pet, Denis Nakashima, conta mais sobre a história da marca. “Naquela época, quando grande parte dos tutores ainda desconhecia a importância de uma alimentação equilibrada para os seus animais de estimação, a marca já se preocupava em oferecer, não só um alimento nutritivo, mas que também levasse, especificamente, ingredientes naturais como a carne, para cães e gatos, e ainda fosse conservado naturalmente. Guabi Natural foi o primeiro alimento para cães e gatos conservado naturalmente no Brasil, usando extrato de alecrim e vitamina E. Neste ano, celebramos os 20 anos da marca, que está entre os alimentos para pets mais recomendados por médicos-veterinários no Brasil e segue como uma das referências dentro do segmento que fundou, com produtos de alta qualidade e valor nutricional, que contribui com a saúde e a longevidade dos pets”, afirma.  

O diferencial da marca está na diversificação do portfólio, na formulação e conservação natural (Foto: divulgação)

Super Premium Natural  

Nakashima comenta que com a tradição de utilizar ingredientes da natureza e conservação totalmente natural, Guabi Natural foi o primeiro alimento Super Premium Natural a ser lançado no mercado brasileiro. “Desde 2004, a marca, que hoje faz parte do portfólio da BRF Pet, leva os benefícios dos ingredientes naturais a cães e gatos com uma variedade de opções que atendem a cada porte, fase de vida e outras necessidades dos pets, como sensibilidade de pele, calorias reduzidas (light) e para gatos castrados”, afirma e completa que, desde o seu primeiro grão até hoje, a marca sempre teve como objetivo levar os benefícios dos ingredientes da natureza para os pets, pautada no que há de mais avançado dentro da nutrição para os animais.  

“Guabi Natural é desenvolvida para explorar o que cada ingrediente tem de mais nutritivo. Para isso, além de ter seus produtos formulados por especialistas em nutrição, conta com uma equipe multidisciplinar e a parceria com o Laboratório de Nutrição e Doenças Nutricionais de Cães e Gatos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal, uma parceria constante e robusta de duas décadas que atua no estudo e desenvolvimento dos produtos. A marca, inclusive, construiu o laboratório, que já ajudou na parte de pesquisa e estudos de diversos artigos publicados”.  

Valores a seguir 

Toda marca é regida, também, pelos seus valores e, para a Guabi Natural, segundo Nakashima, o principal objetivo é oferecer uma vida mais saudável aos pets por meio de uma alimentação natural com equilíbrio de ingredientes e uma formulação feita por especialistas em nutrição. “Esses valores guiam tudo o que fazemos: desde a pesquisa, passando por melhorias de processos, produção, distribuição, qualidade, comunicação e marketing, parcerias e consumo. Esse direcional está presente de ponta a ponta”, afirma. 

Para Nakashima, o diferencial da marca está, também, na diversificação do portfólio, na formulação e conservação natural e, também, em sua preocupação com a responsabilidade ambiental e social. “Ou seja, Guabi Natural atende aos tutores que buscam uma alimentação natural de qualidade, com praticidade, que auxiliem a ampliar a longevidade para seu pet e se preocupam com o impacto ambiental e social que geram com suas decisões”.  

Desde 2004, a marca leva os benefícios dos ingredientes naturais a cães e gatos com uma variedade de opções que atendem a cada porte, fase de vida e outras necessidades dos pets (Foto: divulgação)

Sustentabilidade  

No que diz respeito à sustentabilidade, ele conta que Guabi Natural tem um forte compromisso com o bem-estar dos animais e com a responsabilidade social e ambiental com foco em gerar impactos positivos para os pets, para as pessoas e para o planeta. “Ao longo dos anos, a marca também foi ampliando sua preocupação com a sustentabilidade ambiental, primando por processos fabris responsáveis e orientados para gerar o menor impacto ambiental possível. Uma das iniciativas é uma parceria com a eureciclo (empresa que atua no segmento de reciclagem e gestão de resíduos), que para cada embalagem de Guabi Natural comercializada, retira a mesma quantidade de embalagem do meio ambiente. A marca já contabiliza cerca de 130 toneladas de embalagens compensadas. A fábrica também conta com ações para a melhor gestão da água ao longo da produção, com 100% da água utilizada no processo produtivo tratada e reutilizada. Além disso, a marca tem um forte compromisso com o bem-estar dos animais e com a responsabilidade social. Com isso, mantém uma parceria exclusiva com a ONG GAVAA, que atua retirando animais das ruas e encaminhando para adoção, alimentando pets que ainda não acharam um lar”, compartilha.  

Ainda segundo ele, a história com a ONG GAVAA já possibilitou doar mais de 85 toneladas de alimentos para cães e gatos resgatados, ao longo de quatro anos de parceria. “Atualmente, somos responsáveis pelas refeições de mais de 300 pets abandonados que estão sob cuidados da ONG à espera de adoção. Queremos nos conectar cada vez mais com tutores que buscam empresas e marcas que se preocupam com a saúde dos pets e com o futuro do planeta”.  

Desafios e atualização 

O mercado pet está sempre em movimentação, novas tendências e desafios surgem a cada momento. Denis Nakashima comenta que, ao longo dos 20 anos, Guabi Natural passou por diversas mudanças, mas sempre olhando para o tutor e o que eles esperavam do produto. “Dez anos após o lançamento, o produto passou por ajustes para garantir mais atributos naturais, em 2018 incluímos frutas na formulação, em 2020 lançamos a linha Grain Free com fonte de carboidrato alternativa e a linha de sachês – uma tendência – com um formato diferenciado (incluindo o lançamento de novos sabores em 2023) e em 2021 reformulamos nossa identidade visual para poder transparecer o que nosso produto oferece, realçando as carnes, frutas e demais ingredientes. Em 20 anos, podemos dizer que somos a primeira ou pioneira em muitos quesitos, mas, em 20 anos, também construímos uma marca de tradição”, diz.  

O Head de Marketing da BRF Pet, Denis Nakashima, conta sobre a história da marca (Foto: divulgação)

Sobre as tendências, Nakashima conta que a empresa está atenta aos desejos dos tutores e necessidades dos pets com a escuta sempre aberta em todos os pontos de comunicação, como SAC e redes sociais. “E, claro, acompanhamos as tendências do nosso segmento e a mudança de comportamento dos brasileiros que, sem dúvidas, são petlovers, e buscam cada vez mais a melhor opção para o pet e para o planeta”.  

Segurança e qualidade  

Segundo Nakashima, para chegar aos 20 anos de história, uma coisa é importante: oferecer qualidade, segurança e integridade em todo o seu processo produtivo. “Para isso, temos uma cadeia integrada e rastreada de produção e fornecedores, o que otimiza a produção e garante a segurança e a qualidade dos processos”, explica. E completa que o alimento industrializado é muito seguro, pois o alimento passa por inúmeras etapas de controle ao longo de toda a cadeia, do campo ao potinho do pet. 

Relação com os tutores e veterinários  

Denis Nakashima afirma que, como pioneira no segmento Super Premium Natural, a empresa quer incentivar cada vez mais uma cultura de alimentação através de produtos do segmento Super Premium Natural no Brasil e no mundo. “Seguiremos focados em atender e responder aos desejos dos nossos tutores e seus pets”.  

Em relação ao contato com os tutores, Nakashima diz que Guabi Natural tem vários pontos de contato com foco em manter e ampliar o relacionamento. “Nosso principal canal é no Instagram @guabinaturalbr. Por lá, produzimos conteúdos com dicas sobre alimentação, saúde, lazer e responsabilidade social”, diz. 

Já para os médicos-veterinários, que, segundo ele, são um público extremamente importante, foi reestruturado no ano passado o Portal do Vet, a plataforma de conteúdo da BRF Pet desenvolvida exclusivamente para o público veterinário, tanto o estudante quanto o profissional formado. “Hoje, ele é uma plataforma que nos permite conectar Guabi Natural com este público, aliando conteúdos exclusivos de grandes referências da medicina veterinária, ferramenta de prescrição nutricional e uma série de benefícios para os profissionais mais engajados e parceiros”.  

Segundo ele, por meio de um cadastro simples, o médico-veterinário pode ter acesso à campanha “Amo Pets”, dentro do Portal do Vet, que faz a prescrição nutricional através da Ferramenta de Prescrição, onde cada prescrição de Guabi Natural vale pontos que são convertidos em prêmios. “Além disso, temos a ‘Univets’, a universidade digital da BRF Pet, que traz conteúdos relevantes feitos por mentores renomados e disponíveis em trilhas que podem ser acessadas a qualquer hora e local, para enriquecer ainda mais o dia a dia do médico-veterinário. Vale lembrar que apenas médicos-veterinários ou estudantes de Medicina Veterinária terão acesso à plataforma. Todo esse conteúdo e comunicação é reforçado através do nosso Instagram (@portaldovet), que também traz conteúdo, com dicas de nutrição e saúde para os nossos parceiros”, finaliza.  

Compartilhe este artigo agora no