Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

HOMENAGENS NO PARANÁ MARCAM OS 50 ANOS DA LEI QUE CRIA OS CRMVS

HOMENAGENS NO PARANÁ MARCAM OS 50 ANOS DA LEI QUE CRIA OS CRMVS Evento ocorreu em 06 de agosto e contou com a presença de veterinários
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Evento ocorreu em 06 de agosto e contou com a presença de veterinários

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) celebrou, em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 06 de agosto, o Cinquentenário da Lei nº 5517/68, que cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. 

Com a presença de ex-presidentes da autarquia e representantes da Medicina Veterinária e da Zootecnia, a solenidade foi marcada por discursos que ressaltaram a importância da profissão para a Saúde Única (saúde animal, humana e ambiental). O deputado e médico-veterinário Anibelli Neto, propositor da sessão, destacou que a noite entrou para a história. 

O presidente do CRMV-PR, Rodrigo Távora Mira, lembrou a todos a missão dos conselhos de classe em fiscalizar o exercício da profissão e valorizar os bons profissionais, que atuam para atender as necessidades da sociedade. “Tudo isso só é possível porque o passado foi escrito com mãos firmes e destemidas”, afirmou ao citar nominalmente todos os ex-presidentes, bem como suas equipes e colaboradores. 

O ex-governador do Estado, veterinário e presidente do Conselho no período de 1987 a 1990, Orlando Pessuti, afirma que é um orgulho falar da profissão à qual dedica sua vida. “É tão importante para todos nós celebrar esses 50 anos e poder falar sobre a alegria e satisfação de ser veterinário. Nós somos responsáveis mais do que os próprios médicos de formação pela saúde humana porque cuidamos da saúde dos animais e das consequências que causam à saúde humana e ambiental”, disse em seu discurso. 

Representando o Sistema CFMV/CRMVs, o veterinário e presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga, também destacou as duas páginas de atividades privativas da Medicina Veterinária, dispostas na Lei 5517. “São áreas de extrema importância para a saúde da sociedade, dos animais e do meio ambiente. Esse papel é nosso, nenhuma outra profissão tem essa característica. O conceito de saúde única está no DNA do médico veterinário”, ressaltou. 

Para celebrar o momento e encerrar a comemoração do cinquentenário, foram homenageados os presidentes dos CRMV’s, os ex-presidentes e colaboradores do CRMV-PR, e as entidades de Medicina Veterinária do Paraná, representadas pela Fórum das Entidades de Classe da Medicina Veterinária do Estado do Paraná (Feclamev). 

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no