in

HOSPITAIS E FAZENDAS DE ENSINO DE VETERINÁRIA AGORA POSSUEM PADRÕES MÍNIMOS

Os padrões foram estabelecidos com base na experiência de profissionais

Procurando aprimorar o ensino da Medicina Veterinária no país, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) publicou a Resolução nº 1137, que estabelece padrões mínimos de qualidade para três tipos de instalações usadas na formação teórico-prática de novos profissionais: as clínicas e os hospitais veterinários de ensino e as fazendas de ensino. A norma abrange, entre outros critérios, a atuação dos docentes, a estrutura, a casuística e a extensão das áreas de serviço prestados nas instalações voltadas para a formação do médico-veterinário.

“É papel do CFMV colaborar com a formação profissional. Nesse sentido, essa Resolução orienta e estabelece critérios que devem ser observados na educação veterinária para as instituições de ensino superior que possuem também compromisso com a sociedade brasileira, principalmente com o desenvolvimento e progresso do nosso país”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Clínicas e hospitais veterinários de ensino são laboratórios didáticos e especializados, usados para ensino, pesquisa e extensão. As fazendas de ensino também são destinadas à formação do médico-veterinário e são voltadas especialmente para dotar o aluno de uma visão integrada e sistêmica das cadeias produtivas.

veterinario

Estruturas devem atender a critérios diferenciados das clínicas ou fazendas tradicionais (Foto: reprodução)

“Estamos acompanhando os avanços da ciência na sustentabilidade da produção animal, as conquistas no campo da informática, os resultados das pesquisas e, acima de tudo, contribuindo para formação de cidadão consciente e responsável “, destaca Arruda.

O presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), Felipe Wouk, conta que a necessidade da definição de um padrão mínimo para esses locais de treinamento e ensino surgiu a partir de discussões realizadas entre o CFMV e o Ministério da Educação (MEC, Brasília/DF). “No mundo não existia até o momento nenhum documento que dissesse quais características deve ter uma estrutura que pretende ser um hospital veterinário de ensino, uma clínica veterinária de ensino, ou uma fazenda de ensino”, destaca.

Quando destinadas à formação profissional, ressalta Wouk, essas estruturas devem atender a critérios diferenciados das clínicas ou fazendas tradicionais. “Qual é o objetivo de uma fazenda de produção privada? Produzir para ter lucro. Na fazenda de ensino, o lucro é a educação veterinária de qualidade”, exemplifica. Na opinião do presidente da CNEMV, a definição de um padrão mínimo para as condições de ensino irá refletir positivamente na qualidade do serviço dos profissionais que recebem treinamento nessas instalações.

Os padrões foram estabelecidos com base na experiência de profissionais que trabalham nesse tipo de laboratório de ensino e também nos parâmetros já usados para a avaliação dos programas de residência. As diretrizes servirão de orientação para as instituições de ensino interessadas em aprimorar seus cursos, além de ser um referencial para o CFMV e para o MEC nas avaliações dos cursos.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PET FOOD BRASILEIRO SEGUE EM EXPANSÃO PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS NACIONAIS

INSETOS NA RAÇÃO DE PETS OFERECE MAIS VITAMINAS E MELHOR DIGESTIBILIDADE