Quatro em cada cinco cães possuem problemas dentários quando atingem os quatro anos de idade. No caso dos gatos, o problema atinge sete em cada dez gatos, que, quando atingem os quatro anos de idade, sofrem problemas dentários e periodontais.
Os dados são do Carp Road Animal Hospital, que indica que quando atingem os quatro anos, 80% dos animais têm problemas dentários que precisam de ser tratados.
O fundador do Carp Road Animal Hospital, Marc Glavin, refere que a saúde oral é muito importante para os animais – assim como para as pessoas -, mas é um problema subestimado. “Na maioria das vezes, quando os tutores procuram cuidados veterinários, os dentes já estão em mau estado. Às vezes, são necessárias até duas horas para restaurações e extrações, quando poderiam fazer limpezas de rotina”, declara.
O médico-veterinário aconselha, assim, tratar da saúde oral dos animais desde cedo. “Existem múltiplas vantagens em cuidar dos dentes desde filhotes. É menos provável que haja necessidade de tratar de infeções dentárias e doenças mais tarde. Os cuidados preventivos têm benefícios do ponto de vista do tutor e do animal. Começar cedo os cuidados dentários ajuda a minimizar os custos e a necessidade de anestesia nos cuidados dentários posteriores”, conclui.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.