Neste ano a Universidade Santo Amaro (Unisa), celebra os 25 anos do Hospital Veterinário da Unisa (HOVET). Por meio do HOVET, a instituição realizou na última década mais de 169 mil atendimentos a animais domésticos e silvestres de pequeno e grande porte.
Com o objetivo de oferecer excelência em ensino, com base no conhecimento, na prática, na ciência e no trabalho de pesquisa, em 1996 a Unisa dava início ao curso de Medicina Veterinária. Nos anos seguintes, em 1999, a Unisa inaugurava o Hospital Veterinário. Em 2004 o hospital passou também a oferecer atendimento clínico e cirúrgico de animais silvestres, o primeiro em São Paulo com atendimento de segunda a sexta-feira.
Para a doutora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Santo Amaro (Unisa) Kátia Pimenta Guimarães, a experiência adquirida ao longo de mais de duas décadas, torna o curso uma referência em educação e saúde animal. “Buscamos manter o nosso compromisso com as melhores práticas na colaboração de um ambiente propício para o aprendizado e aprimoramento contínuo”, ressalta Kátia.
Pioneira em programa de ensino em Medicina Veterinária
Em 2000 a instituição anunciou a criação do Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária. Destinado aos jovens médicos veterinários é estruturado em oito áreas voltadas à saúde animal: clínica médica de pequenos animais, clínica cirúrgica de pequenos animais, anestesiologia, diagnóstico por imagem, patologia clínica, patologia animal, clínica médica e cirúrgica de animais silvestres e clínica médica e cirúrgica de animais de grande porte.
O curso tem duração de dois anos e carga horária de 9 horas por dia, cinco dias por semana. O ingresso é via processo seletivo em três etapas: prova teórica e prática, entrevista e análise de currículo. As inscrições para o programa deste ano estão abertas e vão até o dia 21 de outubro. Os candidatos selecionados pelo programa recebem bolsa integral e uma pós-graduação. Ao concluir o programa o aluno recebe duas certificações: a do Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária e lato-sensu.
Do diagnóstico a cirurgia: um legado de cuidados com a saúde animal
Hoje o HOVET dispõe de assistência médico-veterinária aos pets de pequeno e grande porte e animais silvestres, o hospital possui as áreas de clínica médica e cirúrgica de animais domésticos e silvestres de pequeno e grande porte, anestesiologia, patologia animal, patologia clínica e diagnóstico por imagem. O hospital abrange do diagnóstico as condutas clínicas terapêuticas e cirúrgicas, bem como, atendimento em especialidades como: dermatologia, nefrologia, reabilitação, ortopedia, oncologia, endoscopia, cardiologia e odontologia veterinária.
Com crescimento progressivo, na última década, o HOVET realizou mais de 169 mil atendimentos, uma média de mais de 16 mil consultas e procedimentos por ano. O Hospital Veterinário da Unisa conta com uma equipe de profissionais especializada em animais silvestres, composta por docentes mestres e doutores, médicos veterinários e estudantes. O hospital dispõe de infraestrutura necessária para diversas especialidades de distintas complexidades, tanto clínicas quanto cirúrgicas.
Fonte: Universidade Santo Amaro, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Você sabe como cuidar dos pets durante a onda de calor?
Ovo ganha espaço na alimentação de pets e conquista tutores brasileiros
Veterinária explica os cuidados e limites da estética animal para garantir o bem-estar