O I Seminário Nacional sobre o papel do médico-veterinário e do zootecnista na área ambiental, realizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF), nos dias 07 e 08 de junho, em Cuiabá (MT), trouxe temas importantes como empregos verdes, resíduos de serviços de saúde animal, saúde ambiental e mudanças climáticas, sustentabilidade e segurança de alimentos, entre outros.
Dos debates, nasceu a “Declaração de Cuiabá”, pensada por integrantes das comissões regionais de meio ambiente que estiveram presentes no I Fórum das comissões nacional e regionais de meio ambiente do Sistema CFMV/CRMVs, realizado nos dias 09 e 10 de junho, em seguida ao Seminário.
A Declaração ratifica a interface entre saúde humana, animal e ambiental, a Saúde Única, termo que tem sido amplamente debatido pelo Sistema CFMV/CRMV.
O principal objetivo da declaração, segundo a Comissão Nacional de Meio Ambiente do CFMV, é divulgar a importância da atuação dos médicos-veterinários e zootecnistas na Saúde Única, para os profissionais da área e para toda a sociedade.
A declaração, na íntegra, construída no dia 10 de junho, afirma: “Nós ratificamos o conceito de ‘Saúde Única’, que salienta a importância de uma consciência coletiva sobre a interação entre saúde animal, humana e ambiental”.
Para saber mais sobre a Medicina Veterinária na Saúde Única, clique aqui.
Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.