in ,

LAMBIDA DE GATOS É UM ATO DE CARINHO E RECONHECIMENTO FAMILIAR

Hábito não está relacionado somente à higiene da espécie

Se você possui mais de um gato, certamente, já viu que eles passam o tempo muito preocupados com sua higiene pessoal. Lambem-se muitas vezes ao dia: depois de cochilos, depois de comer, depois de carinho, se estão estressados, inclusive, os gatos lambem uns aos outros.

Mas você sabe o motivo deles trocarem lambidas entre eles? A resposta é: eles lambem uns aos outros para se interligar. Lamber nem sempre é funcional. Também pode ser um sinal físico da confiança que alguns gatos sentem quando estão juntos. Isso é chamado de catação social e serve, simplesmente, para fortalecer o vínculo entre dois ou mais felinos.

Se seus gatos fizerem isso, significa que eles se amam e confiam muito uns nos outros. Eles se sentem relaxados quando estão juntos. Como qualquer exercício de confiança, isso os torna vulneráveis ​​e é algo que geralmente não acontece facilmente.

Nesses casos, as lambidas geralmente se concentram na região facial e nas orelhas, locais preferidos dos gatos quando precisam demonstrar amor. É importante lembrar que até os gatos sem pelo lambem a si próprios e a outras pessoas, pois é importante mantê-los limpos com ou sem pelagem.

Gatos adultos costumam passar muito tempo lambendo seus filhotes. Eles fazem isso tanto para identificá-los como membros de sua família, quanto para avisar aos outros que esses animais fazem parte de seu território.

Na verdade, se a mãe não lamber os filhotes o suficiente, isso pode causar uma mudança no odor que pode até levar à rejeição. Lamber fortalece um vínculo necessário, sem o qual alguns problemas graves podem surgir. Quando esses gatos se tornarem adultos, eles continuarão lambendo uns aos outros para fortalecer seus laços familiares.

E isso pode acontecer tanto entre membros da mesma ninhada ou entre gatos que cresceram juntos. Lamber não serve apenas como um sinal de afeto. As lambidas também transmitem um cheiro familiar que identifica os gatos como membros da mesma família e os distingue de estranhos. Isso pode levar a questão de por que seu gato está lambendo você. É uma boa notícia! Isso significa que ele te considera, por exemplo, um membro da família.

Proteção. Trazer para casa um novo gato não é uma decisão fácil. Sempre há o medo de como reagirá o gato que já mora em casa, pois nem todos os felinos aceitam a chegada de um novo membro da família da mesma forma. Assim, alguns gatos podem ser problemáticos e têm dificuldade em se socializar com um novo felino. Outros, porém, se sentirão relaxados e calorosos com o novo amigo rapidamente, assumindo uma atitude protetora e lambendo o recém-chegado, como uma espécie de ritual de boas-vindas.

Dessa forma, você está transmitindo proteção e segurança para o recém-chegado. Para que tudo corra bem, é importante saber apresentar os gatos que vão viver juntos.

Fonte: Folha Go!, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

CFMV APRESENTA REGRAS PARA FISCALIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS VETERINÁRIOS

VETERINÁRIA ORIENTA SOBRE COMO EVITAR ACIDENTES COMUNS EM FINAIS DE ANO