in

ARTIGO APONTA AS PRINCIPAIS AFECÇÕES ODONTOLÓGICAS EM MACACOS-PREGO

Curiosa e amistosa, espécie desperta o interesse como animal de estimação

Os macacos-prego (Cebus apella) do gênero Sapajus são animais extremamente curiosos, energéticos, espertos e amistosos, o que faz com que muitas pessoas queiram adquiri-los como animais de estimação. Dessa forma, para que estes animais tenham garantia de bem-estar, é necessário que os veterinários tenham conhecimento sobre as principais afecções que os afeta, em especial, as odontológicas.

A avaliação odontológica diária pode, muitas vezes, ser negligenciada, uma vez que há um possível risco ao manipular a boca e ao entrar em contato com as secreções do animal. Este fato, em conjunto com a ideia de que há poucos estudos envolvendo cavidade oral e agentes patogênicos, dificulta a melhor avaliação dos macacos-prego. Em alguns casos, ainda, é necessário sedar o animal para que os exames físicos e radiográficos sejam realizados na busca do diagnóstico odontológico.

As principais afecções odontológicas que atingem macacos-prego são a doença periondontal e as fraturas dentais, além das gengivites e dos cálculos dentais (mais conhecidos como tártaros).

Leia o artigo completo, gratuitamente, em nossa revista on-line. Clique aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONAR SECUNDÁRIA CANINA EXIGE MAIOR ATENÇÃO

CFMV CRIA COMISSÃO NACIONAL DE DESASTRES EM MASSA ENVOLVENDO ANIMAIS