in ,

Educação financeira para graduandos em Medicina Veterinária é tema de livro

Material será lançado oficialmente durante o CBA, em maio

Wellington Torres, em casa

[email protected]

com colaboração de Cláudia Guimarães

Além de ofertar um atendimento ético e eficiente, lidar com questões financeiras é extremamente importante, tendo em vista um cenário competitivo e em contínua expansão, como é o caso da Medicina Veterinária. Para auxiliar os profissionais da área, ainda na graduação, a médica-veterinária e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Anaemilia das Neves Diniz, lançará o livro “Medicina Veterinária Rica: Começando a enriquecer ainda na graduação”.

De acordo com a profissional, que também é autora de “Medicina Veterinária de sucesso: O que você precisa saber e não aprende na graduação para ser bem sucedido na profissão”, a obra trata de técnicas de coaching e educação financeira para estudantes e profissionais da área. “Ele reúne os conhecimentos necessários sobre desenvolvimento financeiro para que o estudante comece, ainda na graduação, a cuidar dessa parte importante da vida, alinhando com sua carreira na veterinária para alcançar um sucesso profissional completo”, explica Anaemilia.

A ideia, como compartilhou a médica-veterinária com a equipe C&G VF, surgiu a partir da própria experiência com desenvolvimento de carreira na área dentro das Universidades públicas e particulares.  “A realização financeira, em todos os momentos, aparece como uma das maiores, se não a maior, dores do médico-veterinário quando falamos sobre a profissão.  Existe, já entre os estudantes, uma “desacreditação” sobre a vida financeira do profissional”, pontua a professora.

Segundo ela, que sentiu isso durante a carreira, a maioria dos colegas em algum momento já ouviu que “médico-veterinário não ganha dinheiro”, “não fica rico”, ou “trabalha muito e ganha pouco”. “O que acontece é que, baseando o desenvolvimento de carreira nessas verdades, o estudante e profissional acaba se submetendo a oportunidades ruins ou que não gosta, com medo de não conseguir ganhar dinheiro na área de atuação”, ressalta.

Contudo, ao ser questionada se considera que a formação acadêmica peca nessa questão de educação financeira do veterinário, ela é incisiva: “Não acho que seja um pecado cometido pela Medicina Veterinária, acredito que educação financeira deveria ser abordada desde a infância, é uma deficiência do nosso País, de forma geral. O que acontece é que quem já está na graduação não tem como voltar atrás para aprender a lidar com seu dinheiro, então, a aplicação das técnicas, ainda na graduação, forma um profissional mais preparado para o mercado de trabalho”, destaca.

Anaemilia também afirma que, na graduação em Medicina Veterinária, se contempla os conhecimentos necessários para que o profissional esteja, ao final do curso, capacitado a exercer as funções necessárias, mesmo que isso não queira dizer ter aprendido a gerir o próprio dinheiro.

“Estudamos cerca de cinco anos com o objetivo de ‘ganhar dinheiro’ quando nos formamos. No entanto, vemos que ninguém falou sobre isso. O diploma de médico-veterinário não confere ao profissional a capacidade de gerir sua vida financeira, mesmo que ele esteja ganhando bem. Por isso, se conseguirmos educar os nossos estudantes para fazer a gestão adequada dos seus recursos financeiros, ainda na graduação, que a quantidade de dinheiro é menor, quando ele for sair e aumentar a renda, será muito mais fácil alcançar a realização financeira”, conta a médica-veterinária.

O livro. Interativa, como destaca Anaemilia, a obra terá, aproximadamente, seis capítulos e 160 páginas, com textos e ferramentas de coaching que podem ser realizadas pelo leitor ao longo do próprio conteúdo. “É um material interativo e que trabalha desde a sua relação com o dinheiro até técnicas de investimentos para que qualquer estudante de graduação possa aplicar imediatamente na vida”, explica, ao ressaltar que outros dois profissionais da Medicina Veterinária contribuíram com a produção.

“A Dra. Eveline Andrade (@poupe.vet), que atualmente trabalha com ‘blindagem financeira’ para médicos-veterinários e o Dr. José Ricardo (@josericardo_vet), que fala sobre finanças para empreendedores na Medicina Veterinária”, pontua.

Para a professora, só o fato de haver uma oportunidade de “olhar” para a vida financeira já causa um grande impacto, por isso, o projeto é tão importante. “Quando uma pessoa escuta que pode ganhar muito dinheiro, ser rico, de verdade, com a Medicina Veterinária isso já muda completamente sua visão sobre a profissão, o que ela sente em relação a isso e, principalmente, seu comportamento em relação à carreira”.

“Eu trabalho no livro um conceito de riqueza próprio meu, que é ter o dinheiro suficiente, com o tempo necessário para fazer as coisas que gosta ao lado das pessoas que ama. Não acredito que nenhuma maior quantidade de dinheiro substitua ter tempo para fazer o que se gosta e estar ao lado de quem se ama, porém, para viver esses momentos e proporcioná-los aos meus, eu preciso ter dinheiro”, explica a professora.

Ainda de acordo com ela, o intuito do livro não é dar mais importância ao dinheiro que ele tem, mas, sim, “que possam dar a ele a atenção que precisa para exercer o papel na construção do sucesso”.

Tal argumento ganha ainda mais destaque em um período do qual inúmeros estabelecimentos foram obrigados a encerrar suas ações. “As técnicas abordadas no livro incluem o desenvolvimento de habilidades financeiras que podem ser aplicadas inclusive nos momentos de crise, como este de pandemia. Acredito que seja tão importante quanto ter dinheiro saber como agir em momentos assim. Abordo no livro a ‘resiliência financeira’ que, se tivéssemos essa habilidade antes da pandemia, muitos prejuízos financeiros e até emocionais poderiam ter sido evitados”, salienta Anaemilia.

Mas quando será lançado? Para que todos marquem em suas agendas, a profissional afirma que o livro será lançado, oficialmente, durante um grande evento, o Congresso Brasileiro da Anclivepa (CBA 2021), em Maceió (AL).

“Farei uma palestra sobre o tema de realização financeira na Medicina Veterinária e, após isso, teremos um momento no estande, onde iremos conversar com os autores do livro. Ficará um espaço disponível para quem quiser adquiri-lo e teremos preços especiais para o evento, com combo, junto do ‘Medicina Veterinária de Sucesso’, para quem ainda não tem”, comemora. O evento tem data marcada para os dias 12, 13 e 14 de maio.

Por fim, Anaemilia reforça que o profissional da área tem todos os pré-requisitos para se tornar um profissional de sucesso, basta um novo olhar. “A realização financeira faz parte desse sucesso e existem técnicas que podem nos ajudar a alcançar essa realização. Este livro vai mostrar as habilidades que cada um de nós precisamos desenvolver para construir uma carreira sólida e rica na Medicina Veterinária. Enriquecer é um processo e leva um tempo que varia de pessoa para pessoa e acredito que este material deva chegar a cada estudante/médico-veterinário que sentir que está na hora de começar o seu processo de enriquecimento”, finaliza.  

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Estudo defende que Erva-gateira e Actinidia polygama podem proteger gatos de mosquitos

Rumo às novas possibilidades, Special Dog Company chega ao Distrito Federal