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Iniciativas posicionam Special Dog Company entre as maiores indústrias de pet food do Brasil

Marca cresceu 25% em 2020 e alcançou o seu primeiro R$1 bilhão em faturamento

A Special Dog Company, que já está há 19 anos no mercado, alcançou o posto de uma das maiores indústrias do segmento de alimentos para cães e gatos do Brasil. A empresa, que acaba de acrescentar o ‘Company’ em seu nome devido a necessidade de ter uma marca corporativa e institucional, se destaca por grandes investimentos em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia, pela qualidade dos produtos entregues e pelos processos constantes de valorização de seus mais de mil colaboradores.

Localizada na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, a empresa tem o objetivo de oferecer o alimento perfeito para os animais de estimação, tanto do ponto de vista nutricional quanto de palatabilidade. Acompanhando o constante crescimento do mercado pet, que apesar da crise ocasionada pela pandemia prevê crescimento de 6,2% em 2020, alcançando 37,5 bilhões em faturamento, a Special Dog e fecha o ano em faturamento de R$1 bilhão, o que corresponde a um crescimento de 25% em 2020, além de um aumento de 20% em volume de vendas.

Atualmente, a Special Dog conta com um portfólio de 70 produtos divididos nas linhas Premium, Premium Especial, Super Premium (Prime) e Snacks, de alimentos secos e úmidos. Cerca de 172 mil toneladas foram distribuídas em 2019 nos mais de 38 mil pontos de vendas físicos em sete estados brasileiros, além de exportadas para seis países, entre eles Chile, Bolívia e Uruguai.

Segundo o diretor Industrial da empresa, Mário Manfrim, alguns fatores foram essenciais para este sucesso. “Nossas fábricas estão cada vez mais automatizados, a moagem é diferenciada e a matéria-prima é de alta qualidade. Realizamos, ainda, avaliações criteriosas durante todas as etapas do processo e nos lotes de produto acabado. Mas um dos nossos principais diferenciais é que utilizamos mão de obra qualificada”, complementa.

Para garantir a qualidade dos alimentos, a Special Dog mantém um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Formado por um canil e um gatil, realiza a avaliação de performance de toda linha de produtos, com testes de palatabilidade e digestibilidade, análises físicas, como pH urinário, pelagem, características de fezes e avaliações diárias de alimentação, além de análises com laboratórios externos parceiros.

Na Special Dog, o volume de produtos vendidos aumentou nos últimos anos: 58% entre 2017 e 2019 (Foto: reprodução)

Investimento. Após três anos de pesquisas de mercado, incluindo visitas a feiras internacionais, conversas com fornecedores e empresas estrangeiras de ponta, a Special Dog inaugurou, em 2019, a mais moderna fábrica de pet food wet do Brasil. Segundo Erik Manfrim, diretor administrativo da empresa, o grande diferencial da nova planta é a sequência de produção customizada, garantindo 100% de eficiência das máquinas. “Investimos R$80 milhões na criação desse projeto ambicioso. Sem dúvida, foi um grande passo que demos, no momento certo, em um segmento que queremos conquistar”, revela.

Localizada dentro da sede da Special Dog, a nova fábrica possui uma área de 5 mil m². A estrutura inovadora tem capacidade produtiva inicial de 600 toneladas de alimentos úmidos ao mês e, com a expansão já prevista de alguns equipamentos, pode chegar a 1.200 toneladas mensal.

Mercado felino em ascensão. Um segmento que tem ganhado destaque na estratégia comercial da fabricante é o de alimentos para gatos. Cada vez mais presentes nos lares brasileiros (já são 22,1 milhões de animais no Brasil), os felinos domésticos têm demandado das empresas investimento cada vez maior em produtos voltados para a espécie, respeitando suas particularidades.

Na Special Dog, o volume de produtos vendidos aumentou consideravelmente nos últimos anos: 58% entre 2017 e 2019.

Outra aposta da empresa que está preocupada em manter a qualidade de todos os seus processos, da produção à entrega dos produtos, foi ter uma frota própria de distribuição. A área conta com 118 veículos próprios e 69 agregados (exclusivos Special Dog) que atendem os pontos de venda físicos em sete estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Já para alcançar todo o território nacional, a empresa tem firmado parcerias com canais de e-commerce: Petlove e Petz (que também comercializa os produtos da marca nas lojas físicas). O resultado de vendas nesses canais tem sido bastante positivo.

Valorização dos colaboradores. Uma das bases do sucesso da companhia é um extenso programa de benefícios aos colaboradores. Para Erik Manfrim, os investimentos em equipamentos e tecnologia só atingem resultados efetivos se estiverem interligados com a valorização e capacitação dos profissionais. “Desde o início, sempre nos preocupamos em oferecer o melhor ambiente de trabalho. Dentro dos valores da empresa, o primeiro item é a valorização e engajamento dos colaboradores”, afirma Erik.

Entre os benefícios e ações oferecidos pela Special Dog, estão o programa de participação de resultados anuais, remuneração acima da média de mercado, planos de carreira, recrutamento interno, plano salarial, bolsas de estudo, PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), PAT (Plano Anual de Treinamento), convênio médico, auxílio odontológico, licença maternidade de seis meses, licença paternidade que pode chegar a 20 dias e refeições gratuitas na empresa.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

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