in

Qual será o manejo nutricional ideal de cães e gatos após a castração?

O principal e mais comum efeito adverso do procedimento é ganho de peso

Cada vez mais se fala sobre a importância da nutrição para a saúde e o bem-estar de cães e gatos. Dessa forma, têm sido muito estudado o efeito de dietas, ingredientes, composição nutricional dos alimentos e seu processamento nas diferentes fases de vida, status reprodutivo e, também, nas doenças que esses animais possam apresentar.

O status reprodutivo de um animal é determinado pela castração, procedimento muito recomendado por médicos-veterinários, pois, quando realizado no momento certo, traz muitos benefícios à saúde e aumenta a expectativa de vida de cães e gatos. A castração, no entanto, pode, em conjunto com outros fatores como idade, sexo e raça, predispor a alguns problemas indesejáveis.

O principal e mais comum efeito adverso da castração é ganho de peso. Estudos recentes avaliaram mudanças no apetite e na ingestão de alimentos de animais castrados e mostraram que os hormônios sexuais têm interferência sobre elas. Além disso, a castração também interfere na regulação dos hormônios relacionados ao apetite, dessa forma, a castração comumente leva ao aumento do consumo de alimentos. Outro estudo avaliou o nível de atividade de animais castrados e encontrou diminuição em relação a animais inteiros, sendo assim, pode-se supor que o surgimento da obesidade pós-castração seja motivado não apenas pelo aumento da ingestão de alimentos e diminuição da demanda energética, mas, também, pela diminuição da atividade física e, consequentemente, do gasto energético.

Leia o artigo completo na edição de fevereiro da C&G VF. Acesse aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Discussão: A cor dos pelos do gato influencia em seu comportamento?

Médicas-veterinárias de felinos explicam acometimento por Síndrome de Pandora

Brasil: 90% dos casos de leishmaniose visceral canina da América do Sul ocorrem por aqui

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Agenda: CRMV-MS realiza I Fórum de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal

Paraná abre inscrições para curso de atendimento a casos de maus-tratos de animais