in

INSTINTO DE CAÇA É UMA DAS EXPLICAÇÕES PARA AFEIÇÃO DOS GATOS PELAS CAIXAS

Espaço serve de abrigo e o animal se sente seguro para vigiar a “presa”

Espaço serve de abrigo e o animal se sente seguro para vigiar a “presa”

É comum encontrar gatos que prefiram brincar com as caixas de papelão do que com os brinquedos feitos exclusivamente para eles. Mas essa afeição tem uma explicação lógica e que tem origem no seu instinto de caça. De acordo com especialistas, as caixas são vista como esconderijos seguros pelos felinos.

“Por mais que os gatos tenham sido domesticados, esse processo é muito mais recente e ocorreu de forma diferente dos cães”, explica a médica veterinária e especialista em comportamento animal, Carolina Rocha.

Os hábitos são vistos como saudáveis para a espécie e devem ser, inclusive, incentivados. “Caixas de papelão, lugares altos e esconderijos são ótimos materiais para enriquecimento ambiental dos gatos, já que possibilitam o aparecimento dos comportamentos naturais da espécie e estimulam o animal física e cognitivamente”, diz Carolina.

A impressão de que o espaço é pequeno e desconfortável para os animais é facilmente refutada, segundo os especialistas é comum que os gatos sintam uma sensação prazerosa por estarem nesses espaços.

Fonte: Superinteressante, adaptado pela equipe Cães&Gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RETROSPECTIVA PET: NOTÍCIAS COM CURIOSIDADES FORAM DESTAQUE EM 2018

VENDA DE FILHOTES DE CÃES E GATOS SERÁ PROIBIDA NO REINO UNIDO