De acordo com o Hospital Popular de Medicina Veterinária, entre 25% e 40% dos animais de estimação no Brasil estão com sobrepeso. Nos Estados Unidos, esse número ultrapassa os 50%, conforme constatado em uma pesquisa realizada pelo Pet Food Institute (PFI), uma organização sem fins lucrativos. O PFI está iniciando um trabalho de conscientização no mercado brasileiro em parceria com associações, promovendo ações e campanhas para adoção responsável, além de abordar temas como bem-estar animal, incluindo a obesidade. Este é um problema que merece atenção, já que a obesidade em animais de estimação é uma epidemia que pode levar a várias complicações de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e problemas articulares.
Além de fornecer recursos informativos e atividades para ajudar os tutores de animais de estimação, veterinários e profissionais da área, o PFI também promove os Estados Unidos como uma fonte de alimentação animal de qualidade.
O coordenador das atividades do PFI no Brasil, Leonardo Silveira, comenta que “O Pet Food Institute se preocupa com a conscientização e criou ferramentas e campanhas de cuidado com bem-estar animal, instruindo os tutores, veterinários e o setor com informações, pesquisas e estudos sobre o tema. Além disso, promovemos a alimentação animal saudável e os Estados Unidos como origem de alimentação animal confiável e de qualidade, apoiando o setor no Brasil a buscar parcerias de negócios de sucesso com produtos dos EUA”.
Estudos mostram que cães com peso ideal podem viver até 2,5 anos a mais e, por isso, é tão fundamental que os tutores possam avaliar se seu pet está com um peso saudável para assim, trabalhar com seu veterinário para estabelecer práticas de alimentação saudáveis – e assim, aproveitar das excelentes opções que existem nos EUA.
“Além disso, o Pet Food Institute (PFI) desenvolveu um infográfico útil que fornece ferramentas para ajudar os donos de animais a avaliar o estado de seus pets. Um modelo para tutores e veterinários manterem registros do peso atual do animal, peso ideal e orientações de alimentação, bem como um registro alimentar útil para os donos de animais”, menciona Silveira.
Para baixar o infográfico acesse este site.
Fonte: Pet Food Institute, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Você está preparado para lidar com a adolescência do seu cão?
Oito em cada dez brasileiros reivindicam proibição de testes cosméticos em animais
Veterinária desvenda mitos, verdades e a influência da vermifugação no bem-estar