in

INSTITUIÇÕES GLOBAIS LEMBRAM O DIA MUNDIAL DO VETERINÁRIO EM EVENTO

Cada ano um tema é escolhido e disseminado dentro do setor

Cada ano um tema é escolhido e disseminado dentro do setor

O Dia Mundial Veterinário é comemorado em 29 de abril e todo ano a Associação Mundial de Veterinária (WVA) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) realizam um evento para comemorar a data. A edição desse ano tem como objetivo destacar e promover as diferentes facetas do trabalho realizado por médicos-veterinários em todo o mundo e aumentar a conscientização sobre sua contribuição para melhorar a saúde e bem-estar dos animais, além da saúde pública. 

O tema para o encontro de 2017 é “Resistência antimicrobiana – da sensibilização à ação”. A disponibilidade e o uso de drogas antimicrobianas transformaram a prática da Medicina humana e animal. Infecções que antes eram letais são agora tratáveis ​​e o uso de agentes antimicrobianos tem avançado a saúde global, bem como a saúde animal, um componente-chave de bem-estar animal, segurança alimentar e segurança. 

A salvaguarda da eficácia destes medicamentos que salvam vidas, bem como a sua disponibilidade e eficácia para uso humano e veterinário, é essencial para preservar o nosso futuro. No entanto, o mau uso desses fármacos em seres humanos, animais e plantas tem acelerado dramaticamente o surgimento de resistência aos antimicrobianos. 

dia mundial vet

Objetivo do evento é combater a resistência antimicrobiana e conscientizar sobre a questão essencial em cada País (Foto: reprodução)

Os serviços veterinários têm um papel fundamental a desempenhar na luta contra a resistência antimicrobiana, por meio do seu papel na regulação e supervisão do uso de antimicrobianos, oferecendo aconselhamento profissional aos agricultores e proprietários de animais e colaborando com o setor da saúde humana. 

Para continuar a progredir na gestão do controle de doenças e na melhoria do bem-estar dos animais, os veterinários devem incentivar e conseguir uma mudança sustentável no comportamento para um uso responsável e prudente dos antimicrobianos. 

Por meio do tema deste ano, a OIE e a WVA procuram encorajar todas as iniciativas e eventos liderados por veterinários, em colaboração com outros setores, para combater a resistência antimicrobiana e conscientizar sobre esta questão essencial em seus países. 

O concurso está aberto a todas as associações membros da WVA, isoladamente, ou em cooperação com qualquer outro órgão selecionado. Os organizadores selecionarão os vencedores de acordo com a qualidade do seu projeto e atividades, a sua capacidade de sensibilização sobre o tema, bem como a sua capacidade para implementar ações coordenadas e multissetoriais, por ocasião da WVD 2017 e durante todo o ano. 

O vencedor será anunciado na Cerimónia de Abertura da 85ª Sessão Geral da OIE a realizar-se em Paris, na França, em 21 de maio e o prémio será entregue ao vencedor durante o Congresso Veterinário Mundial de 2017 em Incheon, na Coreia, de 27 a 31 de agosto. 

Clique aqui para saber mais.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38º CONGRESSO BRASILEIRO ANCLIVEPA SERÁ PALCO PARA NOVIDADES DA VETNIL

NOVA LINHA ESTÉTICA DA PET SOCIETY PROMETE OFERECER BENEFÍCIOS AOS PETS