Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Instituto Ampara Animal trabalha a conscientização sobre o tráfico de animais selvagens

Por trás de vídeos "fofos" nas redes sociais, reside um cenário sombrio de privação de comportamentos naturais e maus-tratos
Por Equipe Cães&Gatos
foto-campanha
Por Equipe Cães&Gatos

O Instituto Ampara Animal lança a campanha “Reinicialização dos Algoritmos”, que tem como objetivo destacar as questões ligadas ao tráfico de animais selvagens e à sua exploração como animais de estimação, ao mesmo tempo em que promove uma mudança de mentalidade por meio da conscientização e da promoção de uma convivência mais harmoniosa com a biodiversidade. 

- PUBLICIDADE -

Num momento em que as redes sociais desempenham um papel significativo na formação de comportamentos e na promoção de causas, a “Reinicialização dos Algoritmos” torna-se crucial. Por trás de vídeos aparentemente “fofos” de animais selvagens sendo humanizados ou interagindo com humanos, reside um cenário sombrio de privação de comportamentos naturais, maus-tratos e retirada desses animais de seu habitat natural. O conteúdo superficial e romantizado que promove a ideia de ter animais selvagens como pets alimenta um ciclo perigoso que ameaça a biodiversidade. 

O Instituto Ampara Animal lança esta campanha com medidas ousadas para desencorajar a participação involuntária no tráfico de animais selvagens, especialmente no Instagram, onde aproximadamente 37% das buscas por compra de macacos são geradas diretamente por conteúdos da plataforma. Mesmo animais considerados menos populares, como cobras e serpentes, têm 18% de suas compras impulsionadas por conteúdos do aplicativo. 

O Instituto está compartilhando publicações impactantes, envolventes e esclarecedoras, junto com personalidades influentes (Foto: divulgação)

A iniciativa não se limita apenas à exposição física, mas visa principalmente resetar o Instagram e reduzir curtidas e compartilhamentos de postagens que tratam animais selvagens como pets. O Instituto Ampara Animal está compartilhando publicações impactantes, envolventes e esclarecedoras, juntamente com personalidades influentes como Lara D’Avila, Rodrigo Dorado, Val Drummond, Letícia Veloso e outros, incentivando os seguidores a refletirem sobre a influência de suas interações online e a participarem ativamente da reinicialização dos algoritmos. 

“Estamos comprometidos em combater o tráfico de animais selvagens de maneira inovadora, sensível e eficaz. Acreditamos que ao resetar os algoritmos do Instagram e despertar o olhar da sociedade para esta problemática, podemos desencorajar indiretamente a promoção dessa prática criminosa”, afirma a fundadora do Instituto Ampara Animal, Juliana Camargo.

O Instituto Ampara Animal convida todos a se juntarem a eles nesta jornada para criar um ambiente online mais consciente e responsável, onde as interações digitais não contribuam inadvertidamente para a exploração de animais selvagens.

Fonte: Instituto Ampara Animal, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária destaca a importância da vermifugação para a saúde dos pets

Comportamentalista animal mostra como ter uma boa convivência com o pet

Veterinária alerta sobre os riscos por com o calor extremo aos pets 

Compartilhe este artigo agora no