Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Inteligência dos pássaros provém de cérebros maiores e maior número de neurônios

Por Equipe Cães&Gatos
pássaro
Por Equipe Cães&Gatos

Um estudo da Universidade McGill, no Canadá, revelou que algumas espécies de pássaros são mais inovadoras na recolha de alimentos do que outras, porque possuem cérebros maiores, mas, também, por possuírem um número maior de neurônios em áreas específicas do seu cérebro.

Segundo explicado em comunicado, os investigadores utilizaram uma nova técnica para estimar o número de neurônios no pallium (zona equivalente ao córtex cerebral humano, que está envolvido na memória) em 111 espécies de aves. As estimativas foram combinadas com informações sobre mais de quatro mil novas técnicas de procura de alimentação por estes animais, sendo que a equipe descobriu que as espécies com maior número de neurônios no palium também eram provavelmente as mais inovadoras nesse aspecto.

“A quantidade de tempo que os seus cérebros se desenvolvem pode, também, desempenhar um papel crucial na evolução da inteligência”, diz o professor emérito da Universidade McGill, Louis Lefebvre, que passou mais de 20 anos recolhendo exemplos de inovações na recolha de alimentos. “Espécies maiores de corvos e papagaios, que são conhecidas pela sua inteligência, passam mais tempo no ninho, o que permite que o cérebro cresça e acumule neurônios”, explica.

O estudo “Neuron numbers link innovativeness with both absolute and relative brain size in birds” foi publicado na revista científica Nature Ecology and Evolution.

(Foto: reprodução)

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinários comentam sobre área que teve título de especialista aprovado, recentemente, pelo CFMV

Veterinário atua como voluntário em casa que acolhe pessoas LGBTQIA+ e seus pets

Projeto Cannabis nas Universidades é criado por profissionais da Veterinária

Compartilhe este artigo agora no