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INVESTIMENTO EM CONTEÚDO CIENTÍFICO É O PRINCIPAL FOCO DO CBA 2018

Grade, recheada de palestras, atraiu mais de 4 mil congressistas ao evento

Grade, recheada de palestras, atraiu mais de 4 mil congressistas ao evento

Cláudia Guimarães, do Rio de Janeiro (RJ)

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Boa organização, excelente conteúdo científico, grande número de inscritos circulando entre congresso e feira, entre outros elogios, são, frequentemente, presenciados nos corredores do 39º Congresso Brasileiro da Anclivepa (CBA), que ocorre no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ), desde o dia 06 de junho, se encerrando hoje (08).

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Julianelli e Duarte reuniram seus conhecimentossobre eventos e somaram forças paraessa edição (Foto: C&G VF)

Mais de 4 mil inscritos participam do evento, de acordo com um dos organizadores, José Carlos Julianelli. “Por conta de toda essa insegurança instalada na cidade, estávamos apreensivos em relação à participação dos profissionais. Teve um período em que tivemos alguns cancelamentos, porque as pessoas estavam com medo de virem pra cá, mas superamos isso. Também houve a greve de caminhões, onde o caminhão da montadora ficou parado em bloqueio e poderia ter atrasado a montagem, entre outros materiais, que precisávamos de transportadora para trazer até aqui. Mas demos nosso jeito para que tudo saísse da melhor maneira possível”, expõe.

A união, realmente, faz a força, segundo o também organizador do CBA, Sidnei Duarte que comenta a parceria com Julianelli para essa edição: “A experiência em anos de evento traz aprendizados bons e ruins, para repetirmos ou aperfeiçoarmos nas próximas edições. Não existe evento 100% perfeito. Costumo dizer que nós somos trapezistas sem rede embaixo. O que fazemos é um show vivo, que tem variáveis internas e externas capazes de fazer com que não dê certo, mas sempre fazemos dar”, garante.

Like no conhecimento. Os assuntos debatidos nas salas de palestras têm chamado atenção dos participantes. Diante de uma vasta programação, que inclui apresentações sobre nutrição, cardiologia, reprodução, cirurgia, marketing, oncologia, entre inúmeros assuntos da área de pequenos animais, as principais causas de aborto e morte neonatal em cães e gatos foram discorridas pela professora da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia/GO), Kellen de Sousa Oliveira. Ela explicou que aborto é uma descontinuação da prenhez ou gestação, que resulta na morte do feto com ou sem sua expulsão. “Natimorto é o termo que define qualquer filhote nascido morto, incluindo filhotes mumificados e aqueles totalmente desenvolvidos que morreram antes do nascimento”, explanou.

E, como nem só de atendimento clínico se faz um médico-veterinário, a programação incluiu uma palestra sobre estratégias de marketing, para aqueles profissionais que têm ou desejam abrir seu próprio negócio, se tornando um empreendedor. A especializada em marketing veterinário e agromarketing, Karina Costa, disse que uma das principais coisas que o veterinário deve ter e passar para a equipe, para que chegue ao cliente, é segurança, que é a necessidade mais relevante de quem adquire algum serviço. “Os principais clientes de um hospital ou de uma clínica é o veterinário, pois, se esse profissional não estiver lá dentro, não existirão pacientes”, afirmou. Os clientes se sentem bem com o tratamento que seus pets recebem, como mencionado por Karina. “Todos avaliam a forma como são tratados como pessoas e não pelo modo que são tratados por suas patologias”, defende.

O profissional Marco Antônio Gioso explicou os motivos pelos quais os médicos-veterinários apresentam taxa de suicídio maior que a população geral. “A pessoa já tem uma doença psiquiátrica, possuir uma atitude mental forte, mas unindo as pressões internas e externas pode ser um dos fatores de causa de pressão, que afeta o seu bem-estar, podendo atingir até estresse, bornout, síndrome de ansiedade, chegando na depressão”, declarou. Gioso ainda disse que existem pessoas que lutam diante das dificuldades, outros fogem e outros paralisam. “A satisfação no cargo é função de conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes na profissão. Isso agrega fatores motivadores”, definiu.

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Foram ministradas apresentações sobre nutrição, cardiologia, reprodução,cirurgia, marketing, entre outros diversas áreas (Foto: C&G VF)

Eventos paralelos. Além da extensa programação do CBA, ocorrem, em diferentes horários, encontros sincrônicos sobre diversos assuntos. A C&G VF acompanhou o minicurso sobre homeopatia, organizado pela Associação Brasileira de Homeopatia Veterinária (AMVHB, São Paulo/SP).

A especialista em homeopatia e sócia-proprietária do HD Science, Cidéle Coelho, declarou que não existe diferença da homeopatia humana para a Veterinária, tanto que os cursos são mistos para veterinários, farmacêuticos, dentistas e médicos. “É importante saber, também, que a homeopatia foi a primeira especialidade da área Veterinária reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF)”, frisou.

A manhã do segundo dia do Congresso foi marcada pela cerimônia de apresentação da Sociedade Brasileira de Geriatria Veterinária (SBGV). O presidente, Enore Augusto Massoni, apresentou a diretoria aos presentes e falou um pouco sobre a SBGV. “Idealizamos a Sociedade em novembro de 2017 e somos formados por profissionais de vários Estados do Brasil. Nosso objetivo é unir os veterinários e estudantes interessados na área da geriatria veterinária. Além disso, queremos organizar cursos, simpósios e congressos e, também, buscar o reconhecimento da geriatria como especialidade junto ao CFMV”, declarou.

A próxima edição do CBA será em Brasília (DF) e a de 2020 será sediada em Maceió (AL). Além dessas revelações, os organizadores do evento compartilham mais uma: “Também para 2019, estamos elaborando o maior congresso internacional no Nordeste, em João Pessoa (PB). Será um novo congresso, com apoios internacionais e nacionais, nessa região que é carente de informações, já que os eventos acontecem mais no sudeste, sul e centro-oeste”, afirma.

Disponíveis no mercado. A feira de expositores, também paralela ao congresso, reuniu diversos participantes em seus corredores e estandes das principais marcas e empresas do setor de animais de companhia. Lançamentos, reforço de marca, estratégias, conteúdo e fortalecimento de relacionamentos foram os principais objetivos das companhias no evento, que, além de venderem produtos, querem conhecer de perto as necessidades dos médicos-veterinários.

Confira as principais participações no evento:

O gerente de Marketing da Mars (Mogi Mirim/SP), responsável por Optimum, Eukanuba e pela estratégia de veterinários, Ricardo Ribeiro Marinho, conta que o estande foca no lançamento mais recente da empresa, o Optimum e, também, no Dentastix. “Estamos atuando aqui com amostras, materiais impressos e vídeos da nossa fábrica e de Waltham nos óculos de realidade virtual”, insere. A principal importância do CBA para a Mars, de acordo com Marinho, é estar em contato com veterinários e futuros veterinários, tanto do ponto de vista de conscientização, quanto expondo as marcas da empresa. “Isso porque muitos profissionais não conhecem a Mars, mas apenas suas marcas e produtos, como Pedigree e Whiskas”, explana (Foto: C&G VF)

A gerente de Produto da Linha Veterinária da Royal Canin (Descalvado/SP), Ana Cristina Silva Pinheiro, compartilha que a empresa traz ao CBA a ativação da linha renal e, dentro dessa linha, mostram o lançamento desse ano: o produto renal special para cães, que é mais uma opção dentro do portfólio. “Com isso, oferecemos diferentes opções de alimentação para o paciente renal, que possui um paladar muito delicado, dando a oportunidade para ele poder escolher, de acordo com a preferência”, declara. No estande, a empresa está oferecendo uma rodada do conhecimento, onde as pessoas se inscrevem e tem a oportunidade de assistir um vídeo com conteúdo focado na doença renal, além de ganhar brindes em um jogo da memória. “Ainda trazemos informações sobre o nosso Portal Vet, na TV do estande. Assim, os veterinários podem se cadastrar e aprender a utilizar, além de ganhar um porta-retratos da plataforma”, descreve a gerente Científica da empresa, Carolina Padovani (Foto: C&G VF) Como compartilhar conhecimento é um dos focos da Royal Canin, Ana afirma que a participação nesse evento se dá como uma oportunidade para ter contato com as pessoas e falar dos produtos. “Estamos com bastante material científico, tirando as dúvidas dos participantes”, insere.

Com foco no controle da dor e no bem-estar de cães e gatos, o estande da Ourofino Saúde Animal (Cravinhos/SP) conta com profissionais a postos para esclarecer dúvidas e orientar sobre o uso adequado de produtos da linha pet, como conta a analista de Marketing da empresa, Carolina Dias Ferreira. “Entre os destaques estão: o Maxicam, indicado para controle da dor e da inflamação, e o Regepil, recomendado para estimular a cicatrização de feridas em pets”, explana (Foto: C&G VF) A coordenadora de Marketing, Laura Fleury Tostes, também menciona que os visitantes podem ganhar prêmios na ação Conhecimento Premiado. “Os participantes devem jogar um dado e responder perguntas sobre os produtos da linha pet para ganhar brindes e concorrer a outras surpresas”, revela.

O substituto de lágrimas de pets, Optivet, é o mais recente lançamento da Vetnil (Louveira/SP) e destaque do estande no evento. O diretor de Marketing da empresa, Cristiano de Sá, revela que a Vetnil está, também, com outras ações na feira: “Ainda estamos expondo o DMSO injetável, que possui atividade anti-inflamatória e analgésica, sendo indicado para cães e gatos nos casos que envolvam dor e edema em tecidos”, discorre. Além disso, a empresa realizou uma festa, ontem (06), no Circo Voador, para cerca de 2 mil congressistas para comemorar os resultados da participação no evento, bem como dos feedbacks positivos da empresa como um todo. “Estamos com um simpósio também, com palestras de profissionais como Alexandre Daniel, Rodrigo Rabello e Marcio Brunetto e, no estande, trouxemos uma palestra da oftalmologista Adriana Teixeira, sobre síndrome do olho seco. Ainda estamos com óculos em 3D para as pessoas conhecerem o sistema ocular do cão”, descreve (Foto: C&G VF)

O diretor da Unidade Pet da Boehringer Ingelheim Saúde Animal (São Paulo/SP), Ahmed Addali Alvarez, acredita que a organização do CBA está melhorando consideravelmente, bem como a qualidade da grade científica do congresso e revela que a interação das pessoas está sendo bastante positiva. “Tudo isso está acontecendo em uma situação política e econômica de greve, que, de alguma forma, poderia ter colocado esse evento em risco, mas, graças a várias pessoas que trouxeram soluções, o encontro está acontecendo”, analisa. Para a BI, também é um momento importante, de acordo com Alvarez, porque a empresa realizou uma transformação interna e traz, ao CBA, novos produtos, como Vetmedin e Semintra, que estão fazendo sucesso no mercado. “Fazemos parte de um laboratório muito sério, que, realmente, acredita no valor dos produtos e que apoia muito o veterinário, simplesmente por acreditar que a classe científica precisa de eventos como este. Mas sempre precisamos de mais! Não podemos ficar apenas em congressos grandes, onde só alguns veterinários participam. Precisamos educar os profissionais como um todo, porque a importância desses eventos não é publicidade apenas, mas, sim, ajudar o veterinário brasileiro a ser melhor que o de outros países”, discursa (Foto: C&G VF)

Já no estande da Pet Society, a grande novidade apresentada pela equipe é o lançamento da empresa: o K-treat, um sérum reconstrutor de barreira com tecnologia avançada, que é indicado para auxiliar na manutenção da pele do paciente atópico ou animais com doenças que levam ao ressecamento extremo da pele. Quem conta os detalhes para a C&G VF é a gerente de Produto da Linha Soft Care, Salua Carolina Cataneo. “Já tínhamos feito o lançamento na Interzoo, na Alemanha, e deixamos o lançamento nacional para o CBA, pois é o principal congresso do mercado veterinário. O fato dele ser itinerante, conta com profissionais de muitos lugares e, com isso, temos a oportunidade de rever parceiros e firmar novas parcerias”, atesta (Foto: C&G VF)

A gerente de Produtos e do Canal Veterinário da Ceva (Paulínia/SP), Priscila Brabec, conta que o CBA é o momento em que a empresa pode ter contato com os médicos-veterinários e, por isso, está com dois lançamentos da Linha Feliway: o Feliway Friends é o odor materno felino, para diminuir conflitos em lares com dois ou mais gatos que brigam. Já o Feliscratch é o odor interdigital felino, que redireciona a arranhadura do pet para o local adequado. “Estamos aproveitando o evento para divulgar o programa Double Defense. O protocolo objetiva a defesa dupla, com uma abordagem multimodal para a prevenção de importantes enfermidades nos cães, como dirofilariose e leishmaniose, indicando o uso do Vectra 3d e da Leishtec”, explica. No estande, há bastante com material informativo sobre esse programa e os congressistas podem participar de um giro da roleta para ganhar brindes (Foto: C&G VF)

“O objetivo principal da empresa, nesse momento, é fortalecer o institucional da marca”. Essas são as palavras do gerente Comercial da Linha Pet da Venco Saúde Animal (Londrina/PR), Marcelo Silva de Freitas Barbosa. Ele conta que a empresa está expondo kits de diagnóstico e relançando o kit de FELV e de erliquiose. “Participar desse evento é importante pela vitrine, porque a empresa possui alguns nichos de mercado dentro do setor de animais de companhia, como biológicos, soros hiperimunes, kits de diagnostucos e terapêuticos e o veterinário contribui muito na questão de prescrição e geração de demanda, o que acaba fortalecendo a nossa marca, porque eles avaliam o produto”, pondera. Por ser um evento de âmbito nacional, Barbosa atesta que a empresa consegue entender as particularidades de todas as regiões do Brasil. “Também estamos com materiais sobre a importância do diagnóstico de doenças infecto contagiosas, com indicações de tratamento e, ainda, disponibilizamos alguns brindes para estimular, cada vez mais, a participação dos congressistas junto ao nosso estande”, adiciona (Foto: C&G VF)

O gerente Técnico da Total Alimentos (Três corações/MG), Marcello Machado, afirma que participar do evento é importante porque ele representa uma oportunidade de mostrar todo o portfólio da empresa, incluindo todas as soluções que oferecidas para a alimentação de cães e gatos, tanto no quesito de nutrição fisiológica, quanto, também, na nutrição clínica. “Além disso, temos possibilidade de mostrar nossa linha de Grainf Free, produto livre de grãos e transgênicos, que faz parte de um segmento que vem crescendo no mercado”, aponta. Os profissionais da Total Alimentos estão firmando contato com veterinários e com a comunidade acadêmica, de acordo com Machado. “Sempre temos retorno positivo depois desse evento e aproveitamos tanto para reforçar laços com colegas que já temos relacionamento, como para conhecer novas pessoas. Veterinários de todo o Brasil estão aqui, então, é fundamental estarmos juntos para apresentarmos nossos produtos”, finaliza (Foto: C&G VF)

A gerente de Trade Marketing Pet da Supra Pets (São Leopoldo/RS), Jane Brito, conta que a participação no encontro está sendo positiva e que a empresa trouxe a proposta de apresentar aos veterinários os alimentos de todas as categorias da marca. “Isso porque, apesar dos veterinários indicarem alimentos super premium, os tutores acabam comprando de outras categorias e, assim, mostramos aos profissionais a grandiosidade dessas opções”, expõe. A Supra também está reforçando o lançamento de Frost Senior e de Atacama, alimento super premium com a proposta de nutrir todas as raças em um único produto. “Essa fórmula é indicada para residências que possui muitos cães. Assim, o tutor pode oferecer um produto que atende as necessidades de cães de todos os portes, idades e raças”, destaca (Foto: C&G VF)

A gerente de Marketing da IBASA (Porto Alegre/RS), Tatiana Canevese, conta que a empresa está com um lançamento no estande do CBA: um novo lenço bucal. “Na verdade, estamos relançando toda a linha bucal toda que inclui espuma, lenço e solução bucal. Trouxemos diversas atividades para o local e teremos dois sorteios por dia de brindes da nossa marca. Tatiana ainda conta que a grande atração promovida pela Ibasa é a palestra do Prof. Dr. Luciano Marra, com o tema “Dermatite Atópica”: a importância da barrira cutânea”, que ocorre hoje (07), das 16h30 às 17:25, na sala 01 do Centro de Convenções SulAmérica (Rio de Janeiro/RJ). “Esse evento é bacana porque reúne todos os veterinários, então, é superimportante, para nós e para a Medicina Veterinária. Já temos histórico de participação há muitos anos no CBA e está sendo muito proveitoso o evento desse ano”, garante (Foto: C&G VF)

A gerente de Produtos da Linha de Animais de Companhia da MSD Saúde Animal Brasil (São Paulo/SP), Daniela Bacarin, diz que, como em todos os anos, a empresa está apresentando toda a linha de produtos, com foco em Bravecto, Scalibor e Nobivac. “Esse ano, trazemos uma novidade: a sala de apresentação, onde mostramos, em formato de vídeo, todos os benefícios do Bravecto aos participantes”, revela. “Neste mês de junho, lançaremos o produto Incurin, indicado para incontinência urinária em cadelas, já que existe uma casuística alta em fêmeas castradas, onde uma em cada cinco adquire a enfermidade”, menciona (Foto: C&G VF)

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