- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Jovem larga emprego para viajar pelo Brasil ao lado de pet em carro popular

Ana Clara Uchoa, de 25 anos, deixou trabalho com carteira assinada e foi para a estrada com a companheira de quatro patas, Isis. A meta é chegar a Machu Picchu, no Peru
Por Equipe Cães&Gatos
Ana e Isis
Por Equipe Cães&Gatos

Uma jovem de São José dos Campos, no interior de São Paulo, largou o emprego de carteira assinada para viver uma grande aventura ao lado da cadela de estimação, Isis, da raça Golden Retriever.

Ana Clara Uchoa, de 25 anos, percorre estados do Brasil em um carro popular acompanhada da cachorra de estimação. As duas já passaram por alguns estados do país entre 2023 e 2024. Agora, desde 14 de maio, estão novamente na estrada. A jovem planeja chegar ao Peru até agosto, quando faz aniversário.

Inspirada por Shurastey e Jesse, dupla de tutor e cão que viajavam o mundo em um fusca 1978, Ana diz que esse tipo de viagem é a realização de um sonho de criança. Ela garante que a presença da cadela Isis não atrapalha em nada. Pelo contrário, afirma que toda a viagem foi planejada pensando no conforto e nas necessidades da companheira de quatro patas.

“Um cachorro dura 15 anos, mais ou menos. Eles têm uma passagem muito breve na vida do ser humano, mas o ser humano é a vida inteira do cachorro. Se ela viver 15, 17, 13 ou 10 anos, quero que a vida que passou do meu lado tenha valido a pena. Minha felicidade é chegar no lugar que eu amo e ver que ela está amando também”, afirmou.

A ideia de Ana é chegar ao Peru em agosto para comemorar o seu aniversário (Foto: Arquivo pessoal)

Na estrada

Tudo começou em novembro de 2023, quando surgiu uma oportunidade para Ana viajar ao Rio de Janeiro. Segundo ela, a cadela Isis estava desenvolvendo ansiedade. Ana também sentiu que a vida estava mergulhando em uma rotina. Diante disso, decidiu deixar o emprego de carteira assinada na área administrativa de uma empresa de saúde para realizar o sonho de criança e cair na estrada com a melhor amiga de quatro patas.

Na primeira viagem, entre novembro de 2023 e dezembro de 2024, Ana e a cadela Isis percorreram nove estados do Brasil em um Celta.

Porém, nessa “primeira temporada”, como ela costuma chamar, as coisas não saíram exatamente como o planejado. Faltou estrutura e até emocional para seguir. Foi então que Ana tomou a difícil decisão de voltar para casa, cheia de dúvidas. Agora, ela enxerga essa pausa como um aprendizado.

Rumo ao Peru

Para esta nova viagem rumo ao Peru, a jovem adaptou completamente o carro. Transformando um Celta em uma casa sobre rodas. Hoje, ele conta com cama, armários, fogão e até geladeira. Com Isis ao lado, ela tem compartilhado os momentos da viagem nas redes sociais, onde acumula mais de 70 mil seguidores e inspira pessoas a lutarem por seus sonhos.

“A Isis foi um grande encontro na minha vida. Desde o primeiro dia que eu a vi, eu sabia que teríamos um futuro promissor juntas. A gente tem todo controle de ração, de banheiro, de tempo na estrada. Então é todo um cálculo, sabe? Porque eu não posso pensar só em mim, eu tenho que pensar na Isis”, disse.

Antes de chegar ao Peru as duas estão passando por diversas cidades do Brasil (Foto: Arquivo pessoal)

Machu Picchu, no Peru, sempre foi um lugar no qual Ana sonhou conhecer. Por isso, escolheu como o destino final da aventura e pretende chegar lá até o seu aniversário de 26 anos, em agosto.

Apesar do objetivo ser internacional, Ana é apaixonada pelo Brasil e diz que não poderia sair daqui sem conhecer algumas das diversas culturas e belezas naturais do país natal. Por isso, faz questão de passar por diferentes cidades e estados antes de cruzar a fronteira.

“Nunca tive aquela vontade avassaladora de sair do Brasil. Sempre amei ser brasileira, conhecer as praias, os sotaques, os hábitos. Se eu pudesse, iria de cidade em cidade, aprendendo com cada canto do meu país”, disse.

Atualmente, Ana e Isis estão em Brasília. Os próximos destinos serão Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Depois, partem para o destino final, Machu Picchu, no Peru.

Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ

Quando a aventura da jovem e da cadelinha Isis começou?

A primeira vez que Ana e Isis viajaram juntas foi em novembro de 2023 para o Rio de Janeiro. Essa primeira aventura não deu tão certo. Então, após modificar algumas coisas as duas partiram para a estrada novamente em 14 de maio de 2025.

Qual o destino final dessa aventura?

A ideia de Ana é chegar a Muchu Pichu no Peru até o dia do seu aniversário de 26 anos em agosto de 2025.

De onde surgiu a ideia de fazer essa viagem?

Ana teve a ideia de partir para essa aventura por conta da história de Shurastey e Jesse, dupla de tutor e cão que viajavam o mundo em um fusca 1978.

LEIA TAMBÉM:

Romance inspirado em cão que percorre o país emociona com lições sobre amor, perda e superação

Passeios curtos podem preparar seu pet para longas viagens que estão por vir

Férias com ou sem o pet: saiba como garantir o bem-estar do seu animal durante a viagem

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no