Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Londres: novo estudo publicado revela as doenças mais recorrentes em cães

Por Equipe Cães&Gatos
ouvido
Por Equipe Cães&Gatos

A Royal Veterinary College (RVC), em Londres, publicou um estudo que descobriu que os problemas de saúde mais frequentes em cães são as doenças dentárias (12,5%), as infecções de ouvidos (7,3%) e a obesidade (7,1%). O Vet Times relata que 65,8% dos cães sofreram pelo menos um problema durante o ano do estudo.

Os cães machos tiveram maior risco do que as cadelas de sofrer de infecção de ouvidos, agressão, tosse, convulsões, corpos estranhos, reação a medicamentos, dermatite úmida, feridas, lacerações e artrite. Já as cadelas revelaram maior risco de sofrer de incontinência urinária, infecção do trato urinário e nódulo mamário.

Em declarações ao Vet Times, o principal autor do artigo, Dan O’Neill, afirmou que “este estudo mostra que é, realmente, importante para os tutores desenvolverem hábitos fortes de cuidar dos dentes, orelhas e peso do seu cão”.

Estudo analisou a variação por idade, sexo e se os animais eram ou não castrados (Foto: reprodução)

O estudo faz parte do programa VetCompass da RVC, que utiliza informação veterinária anônima de mais de oito milhões de cães do Reino Unido.

Para a obtenção dos resultados, os investigadores seguiram uma amostra aleatória de 22 mil e 333 cães (do grupo de oito milhões) durante um ano. Ao longo desse período, a investigação identificou todos os problemas de saúde diagnosticados. Além disso, analisou a variação por idade, sexo e se os animais eram ou não castrados.

O estudo é um dos maiores até agora realizados para explorar registos de saúde anônimas com o intuito de descobrir as doenças mais frequentes.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Unesp Jaboticabal oferece atendimentos em cuidados paliativos para pets

Projeto que monitora onça-parda na Mata Atlântica ajuda a entender o comportamento da espécie

Fernando de Noronha: Trabalho em equipe garante manejo de gatos com método CED