in

MAIS DE MIL ANIMAIS SILVESTRES SÃO APREENDIDOS POR BATALHÃO AMBIENTAL

Apreensões são realizadas por meio de patrulhamento em residências

Apreensões são realizadas por meio de patrulhamento em residências

No primeiro trimestre deste ano, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), apreendeu 1001 animais silvestres e fez o resgate de 674. Por conta das apreensões, 162 termos circunstanciados foram lavrados e 106 animais tiveram de ser atendidos em função de maus-tratos. 

Segundo o comandante do BPMA, major Souza Júnior, grande parte dos atendimentos é referente a apreensões de animais silvestres, em sua maioria, aves. “Em todo o ano passado, apreendemos 5.210. As apreensões são realizadas por meio de patrulhamento em residências, que acabam em autuações por criação sem a devida autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”, declara. 

Encaminhamento. Após a apreensão, os animais são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama. “Dependendo do local do resgate e se o animal estiver em boas condições, optamos por liberá-los no meio ambiente. “É importante que, caso o cidadão se depare com um animal silvestre em casa ou em qualquer outra área urbana, entre em contato conosco por meio de nossos canais de atendimento para que possamos resguardar a vida humana e do animal”, orienta. 

Em junho de 2018, o BPMA lançou o WhatsApp Adoção, serviço que pode ser acessado pelo mesmo telefone utilizado para fazer denúncias. Interessados em adotar animais resgatados pela unidade policial podem preencher uma ficha cadastral e participar da lista de espera para adoção. “A partir do momento em que a pessoa encaminha o pedido, nós avaliamos se ela tem capacidade de manter o animal, oferecer comida, espaço e carinho. Muitos desses animais já sofreram, inclusive, violência psicológica. Então, é importante que eles não revivam isso”, reforça. Neste primeiro trimestre, o serviço operacionalizou procedimentos para a adoção de 30 cães e sete equinos. 

Fonte: Agencia Brasília, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MARS FIRMA PARCERIA COM EMPRESAS COM ATUAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

ESTUDO APONTA QUE GATOS CONSEGUEM RECONHECER SEUS PRÓPRIOS NOMES