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Inovação e Mercado

MARCAS NACIONAIS DE RAÇÕES GANHAM ESPAÇO NO MERCADO PET

MARCAS NACIONAIS DE RAÇÕES GANHAM ESPAÇO NO MERCADO PET Estudo mostra crescimento de adesão aos planos de saúde para animais
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Estudo mostra crescimento de adesão aos planos de saúde para animais

Tratados quase como humanos, os cães e gatos movimentam um mercado que cresce ano a ano e promove lançamentos e mudanças em marcas de rações e hábitos. As petshops de bairros e as mega petshops concentram as compras, em detrimento aos super e hipermercados. Marcas de rações de fabricantes nacionais, como Golden, Premier, Foster e Magnus ganham mercado. E os planos de saúde, que em 2014 eram contratados para 3,1% dos animais, agora já atingem 8,7%. 

Essas constatações fazem parte do novo Estudo Petcare Cães e Gatos, que acaba de ser finalizado pela CVA Solutions (São Paulo/SP), que entrevistou 3.675 tutores de cães e 2.270 de gatos em todo o País. 

Para o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti, a humanização e os mimos voltados para cães e gatos vem aumentando muito e isso reflete no crescimento desse mercado. “Percebemos, nessa pesquisa, que os supermercados e hipermercados vêm cedendo espaço para as Petshops (pequenas ou grandes), em função da proximidade e da variedade de marcas e produtos. Também diagnosticamos um potencial de crescimento dos planos de saúde para cães e gatos. Eles quase triplicaram em dois anos e, se bem divulgados e com preços razoáveis, podem atingir boa parte dos proprietários de pets”, avalia. 

Gastos. De acordo com o estudo, os donos de cães gastam, em média, R$ 294 por mês, sendo R$ 121 de ração. Já os donos de gatos gastam R$200, sendo R$ 90 de ração. Cerca de 8,7% dos entrevistados também gastam com plano de saúde, sendo uma média de R$ 95 para cães e R$ 90 para gatos. Nos custos apurados estão incluídos plano de saúde ou consulta veterinária, banho e tosa, areia sanitária, antipulgas, vermífugo, vacinas e ração. No estudo foram citadas pelos proprietários mais de 30 marcas de ração, entre elas: Royal Canin, Proplan, Hills Science Diet, Eukanuba, Equilíbrio, Premier Pet, Pedigree, Champ, Golden, Dog Chow, Alpo, Kanina, Magnus, Foster, Special Dog, Whiskas, Friskies, Cat Chow, Premium Cat, Special Cat, Magnus Cat, Max Cat, Gran Plus, Sabor & Vida e Guabi Natural. 

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Humanização dos cães e gatos faz com que os proprietários se preocupemmais com a saúde e prevenção de doenças (Foto: reprodução)

Avaliação dos tutores. Ao avaliar o Valor Percebido da ração, o dono do cão considera atributos como o resultado nutricional da ração no animal, o prazer que o cão come a ração, opções de sabores e tamanhos dos croquetes, a facilidade de encontrar o alimento, o preço e rendimento da ração, além da quantidade e umidade das fezes produzidas. O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) foi atribuído à Premier Pet, com nota 1,03, seguido pela Equilíbrio e Magnus. Ao avaliar o Valor Percebido da ração o dono do gato avalia os atributos já descritos e também se a ração previne problemas de saúde no trato urinário do gato. O melhor resultado é da Golden (1,04), seguido pela Foster e Whiskas. 

Em relação à força da Marca para caninos (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo da Pedigree, com 22,5 %. Em segundo lugar aparece a Royal Canin e, em terceiro lugar aparece a Golden. Para os felinos, a maior Força da Marca é da Whiskas, com 31%, percentual. Já a Golden conquistou a segunda posição e aRoyal Canin se encontra na terceira posição. 

Planos de Saúde e medicamentos. A humanização dos cães e gatos também faz com que os proprietários se preocupem mais com a saúde e prevenção de doenças e programem mais visitas ao veterinário: 32% dos donos levam o pet ao veterinário duas vezes ao ano e 24% apenas uma vez. A contratação de planos de saúde começa a se tornar uma tendência. De acordo com a pesquisa, 8,7% dos donos já contratam plano de saúde para seus pets, sendo que em 2016 esse número era de 3,1%. Muitos entrevistados ainda desconhecem a existência dos planos (31%) e outros (11%) disseram que nunca receberam uma proposta de compra. No entanto, 30% afirmaram que comprariam um plano, caso o custo mensal fosse de cerca de R$ 80. Os planos de saúde mais citados pelos donos de cães e gatos são Health For Pet (da Porto Seguro), com 44%, seguido por Pet Care Prevent e Liberty. 

Os remédios mais utilizados para cães e gatos são os vermífugos, antipulgas e vacinas. 80% dos proprietários administram vermífugos para seus pets, sendo que 40% uma vez ao ano. As marcas Drontal (Bayer) e Vermivet (Biovet) são os mais utilizadas. Os antipulgas são utilizados por 82%, sendo que 28% aplicam duas vezes ao ano. As marcas mais utilizadas são Frontline (Merial) e Bravecto (MSD). As vacinas são administradas por 89% dos entrevistados, sendo que 57% uma vez ao ano. Com relação à marca dos medicamentos de venda livre, quase 48% são mais influenciados pela prescrição do veterinário, 15% pela sugestão do balconista e 9% pelo preço. Chama atenção, ainda, o crescimento das Farmácias de Manipulação que já são utilizadas por mais de 15% dos donos de cães e gatos. O destaque é da DrogaVet, seguido por Fórmula Animal, Botica Pet, Vet Fórmula e outras. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

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