Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Março Amarelo conscientiza sobre a doença renal crônica em cães e gatos

Há uma década, Elanco destaca a importância de cuidar da saúde renal dos pets
Por Equipe Cães&Gatos
foto-campanha
Por Equipe Cães&Gatos

A Elanco destacou-se como pioneira ao desenvolver campanhas coloridas em prol da causa animal. Seu objetivo é fortalecer o suporte aos médicos-veterinários e aos tutores de animais de estimação, promovendo o diagnóstico precoce de doenças e garantindo o bem-estar e a qualidade de vida dos animais. Além disso, a empresa é líder em ter produtos da linha Pet Health certificados com o selo de Bem-Estar Animal.

A campanha Março Amarelo, promovida anualmente pela Elanco Saúde Animal completa uma década em 2024 levando informação e conscientização sobre a Doença Renal Crônica (DRC) em cães e gatos, uma doença muito frequente e que pode ser fatal.

Hidratação é uma das recomendações para evitar a doença (Foto: reprodução)

A longevidade dos pets, dietas inadequadas, doenças ao longo da vida e ainda a predisposição individual são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da DRC – uma condição comum em cães e gatos idosos, mas que pode acometê-los em qualquer fase da vida.

Esta enfermidade, que é silenciosa, crônica e progressiva, apresenta sintomas perceptíveis apenas em estágios avançados, tornando o diagnóstico um desafio. Por isso, a detecção precoce é importantíssima para a realização de um tratamento adequado, controlando a evolução da doença e suas consequências, e garantindo ao pet o máximo de bem-estar possível ao longo de sua vida.

Entre as principais manifestações clínicas da DRC estão a perda de apetite, emagrecimento, urinar em excesso, sede intensa, diarreia e vômito. Por meio de consultas e exames, os médicos-veterinários fazem um estadiamento, isto é, identificam em qual dos quatro estágios da doença o animal se encontra (de 1 a 4, sendo o último, o mais grave), o que lhes indicará a melhor conduta a ser seguida e quais serão as orientações para os tutores.

“As manifestações clínicas da DRC costumam ser mais evidentes somente quando já há a perda de 75% da função renal. Nossa campanha visa antecipar esse diagnóstico ao máximo, trazendo o tema para a consciência dos responsáveis por pets e auxiliando os médicos-veterinários nesta jornada”, afirma a médica-veterinária e consultora Técnica Sênior da Elanco, Mariana Cappellanes Flocke.

A companhia foi a primeira do setor de saúde animal a adotar as “campanhas coloridas” por acreditar que esta é uma forma eficaz de levar informação e manter o assunto em evidência para os tutores. Para a coordenadora de Marketing – Terapêuticos, da Elanco, Karina Toledo, “a Elanco se orgulha de encabeçar um movimento tão importante como este. Com o Março Amarelo e também com o Setembro Vermelho, mês que alertamos sobre a saúde cardíaca dos pets, contribuímos para que mais pets vivam por mais tempo e com bem-estar ao lado de suas famílias”.

A campanha segue uma comunicação 360º, com ações e peças on e offline desenvolvidas para cada um dos públicos: médicos-veterinários, representantes de vendas, balconistas, influenciadores digitais e tutores. O enxoval do PDV contempla placas, bexigas, wobblers, copos, folders, entre outros itens. Uma comunicação especial foi desenvolvida para os médicos-veterinários, com ficha técnica sobre produtos Elanco, fichas que auxiliam no estadiamento da doença, folders e outras peças tanto para apoiar na interface com os tutores como para contribuir para o conhecimento técnico-científico dos profissionais. Os personagens Cachorrim e Bexigato ilustram as peças, que trazem ainda frases como “De bem com o rim, de bem com a vida” e “O carinho também passa pelo rim”, entre outras. Também estão previstas ações de ativação em diferentes praças.

Entre as principais manifestações clínicas da DRC estão a perda de apetite, emagrecimento, urinar em excesso, sede intensa, diarreia e vômito (Foto: reprodução)

Tratamento

A campanha Março Amarelo evidencia os atributos de Fortekor Flavour como linha de tratamento para a DRC. O medicamento tem como princípio ativo o Cloridrato de Benazepril e pode ser utilizado já nos estágios iniciais da doença, reduzindo a perda de proteína pela urina, a diminuição da retenção de fluidos e da fibrose renal, a redução da hipertensão arterial sistêmica e intraglomerular em cães, o aumento de apetite e ganho de peso em gatos, retardando a progressão da DRC.

“Vale lembrar que caberá sempre ao profissional apontar quais serão as linhas de conduta, mas o papel do responsável pelo pet é crucial, tanto para o diagnóstico, como para a manutenção do tratamento”, destaca Mariana.

Foco no bem-estar animal

A família de medicamentos FortekorTM (FortekorTM Duo e FortekorTM Flavour), ao lado de outros produtos da linha de Pet Health da Elanco (CredeliTM, SerestoTM e GalliprantTM), recebeu em agosto de 2022 o selo de “Bem-estar Animal”, o que tornou a Elanco a primeira empresa do setor a ter produtos para animais de estimação certificados. Esta é uma iniciativa da FairFood que, desde 2019, atua com protocolos que buscam reconhecer iniciativas sustentáveis, fortalecendo ações para um

“Essa certificação é um forte reconhecimento para nós e vai ao encontro do nosso Pet Pledge, um compromisso que assumimos para melhorar a saúde de pelo menos 100 milhões de animais de estimação que, por sua vez, contribuirão para a saúde das pessoas. O selo nos indica que estamos sendo bem-sucedidos neste compromisso”, afirma Karina.

Além disso, Fortekor Flavour é líder de mercado da categoria cardiorrenal, segundo relatório IQVIA (SINDAN), além de vencedor do prêmio Easy to Give Awards, concedido pela Sociedade Internacional de Medicina Felina a empresas que desenvolvem inovações que facilitam a vida dos responsáveis, apoiando-os na tarefa de administrar as medicações necessárias aos gatos.

Fonte: Elanco, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Obesidade reduz em até dois anos a expectativa de vida dos pets

Veterinários se desafiam ao dar o prognóstico de um pet oncológico para o tutor

O que a lei diz sobre o transporte de animais em veículos?