O Hallowen está chegando e os animais também entram nas brincadeiras com a criançada. Alguns vestem fantasias além de acompanhar as crianças na coleta dos doces. Mas é necessário reforçar que doces são extremamente tóxicos para os pets, embora seja possível agradá-los com petiscos.
Há quem diga que os petiscos fazem mal a saúde, mas não é verdade. Compostos por vitaminas, proteínas, gorduras e minerais, os petiscos são grandes aliados na alimentação. Alguns deles auxiliam na mastigação, fortalecimento da mandíbula, saúde bucal e dentária, entre outros benefícios.
A médica-veterinária da Mars Petcare Brasil, Fernanda Duran, afirma: “É importante frisar que os petiscos quando bem administrados podem ir além do cuidado na saúde física do pet, melhorando significativamente a convivência na relação entre humano-animal, bem como no enriquecimento ambiental”.
Criar espaços e brincadeiras como, esconder os petiscos pela casa no Halloween são ótimos exemplos de enriquecimento ambiental (EA) – atividade que ganhou força durante a pandemia, o divertimento ajuda a estimular e desenvolver a criatividade dos pets. Este tipo de desafio permite que os animais expressem comportamentos específicos de acordo com cada personalidade e, proporciona ambientes mais interativos.

• Faça brinquedos com petiscos
Algumas brincadeiras ajudam a estimular os bichos, por exemplo: com uma garrafa de plástico, faça alguns furos pequenos nas laterais e coloque os petiscos dentro, depois agite para atrair o animal. Com isso, o gato ou cachorro vai rodar a garrafa e os petiscos vão caindo, desta forma a brincadeira desperta atenção, audição, tato, paladar e a inteligência. A influenciadora, Isa Gateira, com parceria a Dreamies fez um vídeo explicando essa brincadeira.
Também é possível fazer a mesma brincadeira usando rolinhos de papel higiênico. Colocando alguns petiscos dentro e dobrando as pontas do rolinho para dificultar a saída das bolinhas.
• Use o petisco para tirar selfie
Pensando nas fotos para se produzir neste Halloween, a Pedrigree trouxe uma solução divertida para quem tem dificuldades em capturar uma imagem do pet olhando para a câmera. O aplicativo DentaStix Studios e o clip SelfieStix para celular. O App tem filtros, máscaras e acessórios para ajudar a fantasiar e personalizar a foto com o animal.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Incidentes recentes com animais em voos domésticos ligam alerta dos tutores
Artigo lembra: trato gastrointestinal saudável, pet saudável
Graduandos apresentam propostas para participação do CRMV-SP no projeto Puraa