in

MÉDICA-VETERINÁRIA ALERTA SOBRE O USO DE ADORNOS EM PETS

Enforcamento, feridas e dermatites são consequências do uso indevido

Enforcamento, feridas e dermatites são consequências do uso indevido

Com a relação entre tutores e pets se tornando cada vez mais próxima, é comum ver animais assumirem espaços dentro das famílias e assim como seria feito com uma criança, onde os pais gostam de comprar muitas roupas e adornos, os cuidadores também estão aderindo à moda para os pets. Roupas, lenços, gravatas e até sapatos estão inclusos nesse segmento, que de acordo com a médica-veterinária Juliana Pajosse, se usados de maneira errada, além do desconforto, podem fazer muito mal.

Enforcamento, feridas, nós na pelagem, que quando úmidos, causam dermatites e até mesmo necroses, são consequências do uso indevido. “Roupas muito justas podem enforcar ou causar feridas no corpo do animal e muito largas podem fazer com que se enrosquem e se machuquem” afirma Juliana.

“Quando se trata dos laços, eles devem ser colocados corretamente, caso contrário é capaz de ficarem apertados ou muito presos à pele, podendo prender a circulação sanguínea, causando necrose da região afetada. Já os sapatos e meias devem ser evitados, pois o uso prolongado evita a troca de calor e a temperatura corpórea do animal acaba aumentando. As gravatas são as que mais causam injúrias e precisam ser usadas com muita cautela, já que costumam ficar presas na pelagem, causando nós e, posteriormente, dermatites”, alerta. 

Juliana também levanta que para evitar qualquer tipo de problema é importante trocar todos os acessórios diariamente e se o pet é muito agitado e tem hábito de comer coisas, a atenção deve ser redobrada para evitar que ele engula qualquer adorno, o que resultaria em uma cirurgia de emergência. Para os tutores ela indaga “É importante lembrar que animais sentem dor e desconforto, portanto, se algo aparenta ser desconfortável para nós humanos, provavelmente será também para os pets. O bom senso deve falar sempre mais alto”. 

Fonte: Canal do Pet, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PESQUISA DEFENDE QUE HÁBITO DE COMER GRAMA FAZ PARTE DO INSTINTO DO GATO

ESPIRRO REVERSO OU RESPIRAÇÃO PAROXÍSTICA EM GATOS ASSUSTA TUTORES