in

MÉDICA-VETERINÁRIA DÁ DICAS IMPORTANTES DE MANEJO COM OS GATOS

Perto do Dia Mundial do Gato, Vetnil aponta os cuidados com esses animais

Perto do Dia Mundial do Gato, Vetnil aponta os cuidados com esses animais

Assim como os cães, os gatos também são muito carinhosos e considerados bons animais de estimação. Porém, os cuidados entre esses dois pets são bem diferentes, desde hábitos nutricionais, de higiene, além de comportamento, temperamento e vacinas.
 
Para a médica-veterinária e gerente de Marketing da Vetnil (Louveira/SP), Fernanda Cioffetti Marques, os gatos precisam ser vacinados, vermifugados com frequência, receber uma alimentação adequada e ter um ambiente em que possam brincar e descansar. “O protocolo de vacinação dos felinos deve ser elaborado por um veterinário após uma minuciosa avaliação clínica, assim como a frequência em que deve tomar vermífugo. Esses dois cuidados são muito importantes, principalmente, quando há contato com outros animais”, ressalta.
 
Com relação à alimentação, os gatos chegam a fazer mais de dez refeições ao dia, por isso, a ração deve estar sempre à sua disposição. “Fisiologicamente, são animais que tem o hábito de ingerir pouco líquido, por isso, precisam de estímulo, como água sempre fresca e corrente”, destaca. Fernanda dá a dica de que, em alguns casos, vale a pena adquirir uma pequena fonte de água para auxiliar a hidratação do felino e fornecer alimento úmido (em sachê).
 
Algumas adaptações na casa também podem ser úteis para garantir a segurança do pet. Para quem mora em apartamento, é importante colocar telas de proteção em janelas e varandas. “Os gatos gostam de lugares altos e costumam dormir e tomar banhos de sol nas varandas. A proteção das telas pode evitar acidentes. Além disso, é importante que a caixa de areia seja colocada em um local arejado e distante de onde fica a água e ração”, orienta. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PROFISSIONAIS APONTAM FALHAS QUE A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRAZ À ÁREA PET

CERTOS PROCEDIMENTOS SÃO ESSENCIAIS EM PACIENTES COM PROBLEMAS OCULARES