Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Médica-veterinária patologista fala sobre casos de câncer em animais de companhia

Por Equipe Cães&Gatos
veterinário cachorro e gato
Por Equipe Cães&Gatos

A saúde e o bem-estar dos cachorros e gatos são de responsabilidade dos tutores. Ou seja, as pessoas precisam estar atentas à alimentação do animal de estimação e estimular a prática de exercícios, por exemplo. Os pets também devem ser levados, regularmente, às clínicas veterinárias para exames periódicos. Com esse acompanhamento, será possível diagnosticar o surgimento de possíveis doenças, como o câncer. 

veterinário cachorro e gato
Para o tratamento, há quimioterapia e cirurgias específicas, dependendo do estágio da doença (Foto: Reprodução)

Os tipos mais comuns de câncer são neoplasias hematopoiéticas, de pele e tecido subcutâneo e tumores mamários. Para o tratamento, há quimioterapia e cirurgias específicas, dependendo do estágio da doença. 

“Atualmente, o câncer é a doença responsável pelo grande número de mortes de gatos e cachorros. Isso ocorre por conta da idade avançada, da grande exposição ao sol ou das características genéticas do animal e da sua raça. No caso dos felinos, eles são afetados independente da raça”, comenta a médica-veterinária patologista e professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau Recife (UNINASSAU), Amanda de Deus. 

A veterinária alerta para a importância de os tutores conhecerem os sinais da doença para irem em busca de um tratamento o mais rápido possível. “Os sinais dependem bastante do local e do estágio do tumor. Alguns deles são mudança no tom da pele, feridas, emagrecimento, vômitos, diarreia, perda de apetite, tosse, dificuldades em urinar e, talvez, mudança no comportamento. Porém, muitas vezes, o câncer age silenciosamente e o corpo demora ou não apresenta os sintomas. Isso mostra a necessidade dos check-ups”, explica. 

O diagnóstico precoce ajuda bastante no tratamento e na possível cura do câncer. A melhor maneira de garantir uma ótima qualidade de vida para o seu animal de estimação é levá-lo ao médico-veterinário regularmente e seguir as orientações do profissional. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Setembro Amarelo: Medicina Veterinária é a profissão com maior taxa de suicídio

Veterinária nutróloga comenta casos de intoxicação de cães após consumirem petiscos

Médica-veterinária do Zoo de São Paulo fala sobre o dia a dia do trabalho com animais selvagens

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!