Regulamentada no Brasil em 1933, a Medicina Veterinária tem múltiplas especialidades, o que torna a profissão uma das principais na Saúde Única – conceito que engloba a Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde Ambiental.
Ao cuidar dos animais e da qualidade e sanidade de alimentos de origem animal, como carne, ovos, leite, mel e seus derivados, os médicos-veterinários também cuidam da saúde das pessoas.
Os profissionais também estão na saúde pública, na vigilância às zoonoses e nos programas de saúde da família; e ainda atuam em favor do equilíbrio ambiental e da preservação das espécies, dessa forma, cuidando da saúde dos humanos e animais.
“A Medicina Veterinária tem mais de 80 áreas de atuação, que vai desde a origem do alimento até a vaquinha que está no pasto, assim como o gato e outras espécies de animais”, explica a coordenadora pedagógica da Faculdade Qualittas, dra. Ana Cristina Ramos Porto Mendes.
Para destacar e promover o trabalho de salvamento de vidas realizado por médicos-veterinários em todo o mundo, é celebrado, no último sábado do mês de abril (neste ano, no dia 29), o Dia Mundial da Medicina Veterinária.
Ainda de acordo com Mendes, esta é uma data importante porque é o dia que enaltece a profissão do médico-veterinário: “Um profissional completo, que atua em favor do equilíbrio ambiental e da preservação das espécies, dessa forma, cuidando da saúde dos humanos e animais”.
Durante esta data celebrativa, várias iniciativas veterinárias acontecem em todo o mundo – e cada uma delas visa aumentar a conscientização sobre o importante papel que os médicos-veterinários desempenham na luta por um futuro muito mais sustentável para todos os animais, a sociedade e o meio ambiente.
Se você gosta de cães, gatos ou cavalos, há uma coisa com a qual todos os amantes de animais podem concordar, é que os médicos-veterinários têm um papel enorme não apenas para a saúde dos animais, mas para toda a sociedade.
Nesse sentido, a Faculdade Qualittas conta com diversas Graduações e Pós-Graduações para quem deseja se tornar esse grande profissional de forma qualificada. Saiba mais clicando aqui.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Órgão Jacobson permite uma identificação mais rápida e precisa dos odores nos gatos
Enfrentamento da esporotricose demanda políticas públicas específicas
Médicos-veterinários ganham suporte para auxiliar na saúde mental